Movimento Negro pede apoio de ministra para aprovação da lei de promoção da igualdade racial

Organizações do Movimento Negro do estado do Espírito Santo realizaram, na última segunda-feira (4), reunião com a ministra de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Barros. As entidades solicitaram o apoio da ministra para a aprovação da lei estadual (7.729/04) que institui políticas de promoção da igualdade racial.

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) denunciou a postura intransigente do governador Renato Casagrande (PSB). Ele é criticado por não dialogar com o Movimento Negro capixaba sobre suas reivindicações. Os ativistas também cobraram da ministra soluções para o combate ao genocídio da população negra nacionalmente.

O Mapa da Violência 2011 – produzido pelo Instituto Sangari – aponta que Vitória é a terceira capital mais violenta no país. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo mostra que dos 391 jovens assassinados de janeiro a maio deste ano no estado, 77% eram negros. Movimentos sociais do Espírito Santo promovem há três anos a “Campanha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra”.

-+=
Sair da versão mobile