Mulheres Negras: Cinema é COISA NOSSA!

A III Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio aconteceu de 2 a 6 de novembro de 2019, na Universidade de Brasília (UnB). O evento pretende celebrar e dar visibilidade ao olhar da mulher negra no cinema.

Do Canal Preto 

(Foto: Imagem retirada do Canal Preto no youtube)

“Cinema é uma arte coletiva” foi uma das frases mais faladas no evento – uma defesa ao direito das mulheres negras criarem narrativas mais plurais, trazendo mais diversidade para o mercado cinematográfico.

A III Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio contou com a participação de mais de vinte diretoras de cinema, mulheres negras de todo o Brasil, para exibirem seus projetos de curta, média e longa-metragem. Para Carine Fiúza, diretora presente no evento, “o audiovisual deve superar as barreiras do racismo para contar as narrativas da comunidade negra”.

PARTICIPANTES

Adélia Sampaio – Cineasta e a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil.

Edileuza Penha de Souza  – Idealizadora da Mostra, Doutora em Educação (UnB, 2013), mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB, 2005), graduada em História (UFES, 1994). Desde 2006, desenvolve pesquisas na área do cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil.

Vaneza Oliveira – Atriz, roteirista e cineasta.

-+=
Sair da versão mobile