A África é sempre associada ao “exótico”, com uma visão carnavalesca e estereotipada, sempre representada pelo olhar eurocêntrico. A moda africana vai muito além de inspirações de safári e estampas lindamente coloridas, que tanto nos encantam.
Existe também um continente clássico e elegante, que foge do explorado tribalismo, que tanto vemos por aí, como é o caso dos Sapeurs, “os Dandis do Congo”, que já falamos por aqui. Eles são homens elegantes, que valorizam peças com caimento e corte perfeito, mas sem deixar de lado ascores e estampas de suas capulanas. São verdadeiras inspirações para o homem contemporâneo:
A visão desse negro elegante e clássico é algo ainda recente, e pouco retratada nas mídias e no street style. O clipe “Classic Man”, do cantorJidenna, explora esse universo “classy” do homem afro-americano:
Se você, assim como nós, é apaixonado por toda essa elegância afro e quer se inspirar, separamos algumas dicas preciosas para você usar e ousar sem medo!
-
Quem disse que não vale apostar num paletó estampado para ocasiões mais formais como um casamento? Seja você o noivo, o convidado para uma festa daquelas ou em um traje de gala para uma grande premiação, o grande segredo é combiná-lo com uma calça mais lisa, de tonalidade mais escura, quando não for uma peça coordenada.
-
Quer roubar a cena? Invista nas cores…
E no luxuoso tuxedo, com direito a colete e calças impecáveis.
-
Para os mais discretos, vale apostar numa gravata, lenço ou cachecol com estampa afro. Uma forma sutil, mas não menos bacana de inserir um pouquinho de África em suas produções mais formais.
- Camisa social com estampa africana é uma ótima aposta! Combiná-las com uma calça chino ou um jeans fit com uma lavagem mais escura funcionam muito bem , pois equilibram despojadamento e elegância, além de ser ideal para momentos em que o traje exigido é o clássico “esporte fino”.
Fotos: Todas as fotos foram retiradas do site Mequetrefis Mos