Nada como um dia após o outro dia…

FONTEPor DNR Gabriel, do Afro21
Fotos: Bettman/Corbis (Foto da esquerda) e Adam Pretty (Foto da direita)

Estas imagens abaixo tem 52 anos de diferença. O homem da foto, James Brock, está derramando ácido muriático(clorídrico), utilizado para retirar manchas da piscina reservada unicamente para pessoas brancas, após um grupo de manifestantes negros pularem nela. Também na piscina estava o policial Henry Billitz para retirar as pessoas da água. O Hotel era o Hotel Monson  em Saint Agostinho, Florida nos EUA.  O gerente não queria que pessoas negras adentrassem o espaço e por isso decidiu jogar acido muriático na água da piscina. Este episódio bizarro que desencadeou protestos e o repudio da comunidade afro-americana ficou conhecido como um dos grandes exemplos de Racismo da época.

Após o incidente, o nome de James e a foto rodaram o mundo, chocando muitas pessoas. Brock não quis comentar o momento, mas alguns o defendiam, dizendo que a foto era exagerada e que as pessoas haviam unicamente se prendido à palavra ácido, uma vez que o ácido clorídrico era utilizado para a limpeza da piscina.

 

A foto ao lado dessa foto em preto e branco é a da nadadora Simone Manuel que 52 anos depois ganhou ouro, prata e ouro nas olimpíadas do Rio.Tudo isso ganha novos contornos quando vemos hoje a nadadora Manuel sendo campeã olímpica dos 100m nado livre, e com a medalha de ouro no revezamento 4x100m livre e novamente prata nos 50m livre onde ela  ficou apenas 2 centésimos atrás da campeã a nadadora dinamarquesa Pernille Blume.

Há um tempo esquecido na história Afro-Americana onde era proibido nadar em piscinas e praias daquele pais. Isso torna ainda mais importante o fato de termos hoje uma nadadora como a Simone Manuel. Muitas pessoas foram aterrorizadas, espancadas, mutiladas, presas e assassinadas por quebrar essas regras segregadoras de natação. Todavia nada disso foi o bastante para impedir que 52 anos mais tarde o mundo viesse a conhecer essa bela jovem negra.

-+=
Sair da versão mobile