Ndaba Mandela abre o jogo: “A forma como tratam os africanos na Europa é, por vezes, desumano”

POR DAVID MORALEJO

Neto de Nelson Mandela e fundador da conferência beneficente Africa Rising fala com exclusividade à Glamour Espanha sobre as lembranças do mais importante líder africano

À primeira vista, Ndaba Mandela parece um artista de Hollywood: voz intensa, terno impecável, gestos de estrela. Mas não. Ele nem vive em Hollywood e não tem nenhuma intenção de fazer isso. Aos 32 anos, o segundo neto de Nelson Mandela está prestes a tornar-se a nova voz da África e o perfeito sucessor do legado intangível de seu avô. É o que você confere na entrevista dele pra Glamour Espanha:

Glamour Espanha: Com sua fundação, a África Rising, você demonstra sua intenção de mudar a percepção geral de seu continente. Não acha que os políticos em muitos países ricos estão interessados que a África continue a ser como é?
Ndaba Mandela:
 Sim e não. Como você disse, muitos políticos só enxergam a si próprio, mas eu não julgo um país pelo líder que tem. Não é nada além do que um representante de seu povo. Por isso, é o povo que realmente importa. Estou convencido de que a juventude vai mudar o mundo já que hoje, finalmente, temos o poder de controlar nosso destino.

Glamour Espanha: Você sabe que a fronteira espanhola Melilla tem colocado uma cerca para impedir que imigrantes africanos entrem na Europa. O que acha dessas políticas protecionistas?
Ndaba Mandela:
 A forma como tratam os africanos na Europa é, por vezes, desumano. Os líderes parecem esquecer a realidade dessas pessoas, que vivem uma situação desesperada em seu país.

nelson_mandela_y_su_nieto_1477_544x363
Foto: arquivo pessoal/facebook

Glamour Espanha: Conte-nos sobre o seu avô. O que você mais gostava nele?
Ndaba Mandela:
 Sem dúvida, seu senso de humor e sua capacidade de contar histórias. Também sinto falta porque sei que ele não está mais lá. Lembro-me que às vezes nós víamos documentários juntos e eu ficava tão feliz.

Glamour Espanha: Certamente você se lembra de uma história com ele…
Ndaba Mandela: 
Sim, era muita diversão! Um dia estávamos vendo na televisão a Miriam Makeba, uma cantora muito famosa sul-africana e o meu avô começou a cantarolar a melodia da canção. Nunca o ouvi cantar, foi muito bom!

Glamour Espanha: Seu filho, Lewanika, foi o protagonista da última foto postada por Nelson Mandela. Que futuro você imagina pra ele?
Ndaba Mandela:
 Gostaria que ele crescesse em um mundo sem discriminação entre brancos e negros, heterossexuais e gays, e em uma geração completamente isenta de AIDS. Também sonho com uma real igualdade de oportunidades pra todos os povos do mundo.

Fonte:  Glamour

 

-+=
Sair da versão mobile