Negros têm maior presença no Twitter e no Instagram, diz pesquisa

A popularidade do Twitter e do Instagram entre os negros americanos é maior do que entre outras etnias, revela pesquisa do Centro de Pesquisa Pew divulgada na quinta-feira. As mulheres saem na frente, em termos de gênero, quando a rede social em questão é o Pinterest, diz o mesmo estudo. As informações são do Business Insider.

A pesquisa realizada por telefone com 1,8 mil pessoas entre 4 de novembro e 9 de dezembro do ano passado mostra que 26% dos usuários do Twitter são negros, enquanto os brancos somam 14% e os hispânicos, 19%.

Segundo o analista Wayne Sutton, do SocialWayne.com, o Twitter permite “um campo nivelado para que as vozes (dos negros americanos) sejam ouvidas”. “Com a história da nossa cultura, agora temos um canal igualitário como todos”, afirma o pesquisador.

 

instagram-facebook-tela-generica-fria-gtyFoto: Getty Images

 

No Instagram, os negros também superam os outros dois grupos étnicos, com 23% comparados a 11% e 18%, respectivamente. Os asiáticos não foram considerados, segundo o Pew, porque a amostra era pequena demais para ser conclusiva.

“Negros e hispânicos estão puxando as vendas de smartphones ou tablets”, continua Sutton, citando uma pesquisa do Nielsen de março passado de que 54,4% dos negros e 57,3% dos hispânicos têm smartphones, contra 44,7% dos brancos.

No Instagram também há predominância de mulheres, com 16% a 10% de homens. No Pinterest, a diferença é de 25% a 5% para eles. “Quando começou, o Pinterest era organizado em torno de conteúdos especialmente atrativos para as mulheres – moda, comida, artesanato, compras”, diz Lee Rainie, do Pew.

O estudo também apontou que 83% dos jovens entre 18 e 29 anos estão em alguma rede social. Ao todo, 15% já tentaram usar o Pinterest, e 70% estão no Facebook. O Tumblr concentra 6% dos usuários de internet pesquisados pelo Pew.

De acordo com o instituto, o estudo, ao apontar dados demográficos referentes a etnia em redes sociais emergentes como Pinterest, Instagram e Tumblr, também revela sobre acessibilidade, ubiquidade e influência das mídias sociais.

 

 

Fonte: Terra

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