O inspirador legado de Betinho

O Brasil é realmente muito interessante. Sempre pensei em como nós esquecemos rápido ou como pouco lembramos e reverenciamos as grandes almas que contribuíram de modo excepcional com a nossa história.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

Nesta semana, tive o grande prazer e emoção departicipar do encontro realizado mensalmente no galpão histórico da Ação da Cidadania, na região portuária do Rio de Janeiro e próximo ao Cais do Valongo.

No encontro, representantes de várias ações e projetos espalhados pelo estado, discutindo a importância das ações coletivas para a transformação social.

O Betinho

Ao fundo, a figura sorridente de Herbert de Sousa, o Betinho, idealizador e principal mobilizador da campanha contra a fome e a miséria.

Muitos dos e das que estavam ali, participaram deste movimento, outros chegaram depois, mas a questão é que a ação de um homem ou mulher, comprometidos com a vida e com tudo que lhe diz respeito, consegue produzir resultados sublimes.

Toda vez que ia ao Ibase, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, ou lia algo sobre seu trabalho ou ainda quando vejo alguma coisa relacionada ao Betinho, penso se ele imaginava o que toda sua luta e trabalho produziriam.

É maravilhoso ver que nem todos têm a memória curta e o encontro é a mais clara demonstração de que Betinho ainda inspira.

Nestes dias em que muitos andam com a esperança abalada e certo receio do futuro, é mesmo inspirador lembrar do legado de Betinho e de todos os anônimos e anônimas que transformam as realidades mais improváveis nas favelas e áreas periféricas do país.

Colunista, Consultora na ONG Asplande e Membro da Rede de Instituições do Borel.

-+=
Sair da versão mobile