O Ministério Público do Distrito Federal recomenda criação de delegacia especializada em crimes raciais

Em 2012, foram registradas 402 ocorrências de injúria racial nas delegacias do DF – uma média de 33 por mês, ou seja, quase uma por dia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou na quarta-feira (4/9) a Direção-Geral da Polícia Civil do DF a criar uma delegacia de polícia especializada para investigar crimes de racismo e injúria racial.

De acordo com o MPDFT, o pedido é uma sequência de uma audiência pública da Câmara Legislativa, na qual movimentos sociais do DF apresentaram a demanda de criação da delegacia, que já existe em outros estados. 

Segundo o promotor de Justiça Thiago Pierobom, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece diretrizes claras para a efetividade da polícia no esclarecimento dos crimes raciais. “A especialização evitará a discriminação da população negra e assegurará maior eficiência nas investigações”, afirma.

Em 2012, foram registradas 402 ocorrências de injúria racial nas delegacias do DF – uma média de 33 por mês, ou seja, quase uma por dia. Ceilândia é a cidade com maior número de ocorrências (66), seguida de Brasília (62).

 
 
Fonte: Correio Braziliense
-+=
Sair da versão mobile