Parceria garante curso de qualificação profissional a mulheres quilombolas

Quarenta mulheres estão fazendo parte do curso de Atendimento ao Público, no Sebrae.

Para dar maior possibilidade das mulheres quilombolas conseguirem um emprego, a Secretaria de Extraordinária de Politicas Públicas para Afrodescendentes (Seafro) e o Sebrae fecharam parceria e oferecem desde ontem, 19, até amanhã, 21, o curso de atendimento ao público a essas mulheres que enfrentam dificuldades em se qualificar profissionalmente devido a distância de Macapá e dependendo do caso até preconceito.

Em março, a Seafro criou uma agenda com as mulheres negras para no decorrer do ano, serem desenvolvidas através de parcerias com vários órgãos.

“Estamos oportunizando essa qualificação às mulheres para que elas tenham condições iguais quando concorrerem a uma vaga no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do projeto “Afro Mulher”, Regiane Soares.

O curso de atendimento ao público tem a participação de quarenta mulheres de várias áreas quilombolas, entre elas: Lagoa dos Índios, Ilha Redonda, Igarapé do Lago, Curiaú e Coração.

Além desse curso ofertado, as mulheres negras também terão oportunidade de serem qualificadas no ramo de artesanato, turismo étnico, alimentação, entre outras atividades voltadas a cultura negra. Ato todo, o “Afro Mulher” tem a duração de um ano para ser totalmente implantado.

“Também temos atividades relacionadas a saúde, como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; e no social, o de enfrentamento da violência contra a mulher”, garantiu Regiane.

Para ajudar nesse processo de aprendizagem, a Seafro receberá membros de vários institutos da cultura negra de outros Estados brasileiros.

Do dia 25 a 28 do mês que vem já está marcado o próximo curso, dessa vez voltada ao empreendedorismo afro e à violência conta a mulher negra.

 

 

Fonte: Café e cia 

-+=
Sair da versão mobile