PEEI – Prêmio Experiências Educacionais Inclusiva

O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças – valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. São diretores, equipe docente, alunos, pais, entre outros, que colocam na prática políticas, programas e ações para efetivar o direito à educação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Inscrições de 16 de novembro de 2009 a 12 de março de 2010.

 

Período das inscrições?

O período de inscrições inicia-se em 16 de novembro de 2009 e se encerra em 12 de março de 2010.

Depois de enviada, posso alterar a experiência da minha escola?

Não. As Experiências, uma vez encaminhadas, não poderão ser alteradas.

Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.

PREMIAÇÃO

Os organizadores anunciarão em maio de 2010, pela imprensa, pelo site oficial do Prêmio www.mec.gov.br/premioexperienciaseducacionaisinclusivas e pelos sites do MEC e OEI os 25 (vinte e cinco) finalistas, sendo 5 (cinco) de cada região.

As 5 (cinco) escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio:

  • diploma;
  • R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
  • intercâmbio para 2 (dois) representantes de cada escola premiada, para conhecer uma das outras experiências premiadas, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 5 (cinco) dias custeadas pelo MEC/SEESP;
  • apresentação da experiência premiada, por 2 (dois) representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, a realizar-se em Brasília, em maio de 2010;
  • divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC e da OEI.

Além disso, uma publicação internacional será organizada pela Rede Intergovernamental Ibero-americana de Cooperação para a Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais – RIINEE e pela OEI, contemplando as experiências premiadas.

O Secretário de Educação da rede à qual está vinculada a escola premiada terá a sua participação no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade custeada pelo MEC/SEESP.

 

GUIA DE APRESENTAÇÃO

Clique aqui e faça download do documento de reflexão.Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.

Item

Conteúdo

1. Apresentação · Como surgiu; qual a realidade ou desafio que foi enfrentado, por que se optou por realizar a experiência; apoios recebidos.
2. Equipe de trabalho · Número de pessoas envolvidas na experiência.
· Descrição das suas funções dentro da escola.
· Descrição da sua participação no desenvolvimento da experiência.
3. População beneficiada · Alunos beneficiados com a experiência, público-alvo da educação especial e demais.
4. Objetivo geral da experiência · Qual resultado a ser alcançado, em termos gerais, com o desenvolvimento da experiência?
5. Descrição detalhada do desenvolvimento da experiência · Fases ou etapas.
· Embasamento teórico que orientou o trabalho.
· Metodologia geral de trabalho.
· Breve descrição das atividades realizadas, dos materiais e recursos elaborados e/ou utilizados.
· Momentos significativos durante o processo.
· Avanços identificados ao longo da experiência(alunos, gestão e comunidade)
· Mudanças importantes durante o processo de trabalho.
· Valores desenvolvidos na comunidade escolar.
· Outras características do desenvolvimento da experiência.
6. Resultados · Identificação e avaliação dos principais resultados, exemplos específicos dos efeitos positivos da experiência e comentários gerais.
7. Avaliação · Identificação e avaliação dos principais desafios apresentados e das estratégias para superá-los, indicadores quantitativos e/ou qualitativos da experiência.
8. Considerações Finais · Conclusões gerais da experiência realizada.
9. Referências Bibliográficas · Citar fontes/ referências utilizadas.

Matéria Original

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