Por que o brasileiro ainda pensa em imigrar? Por Lily Green

 

Para muitos estrangeiros, o Brasil parece a Terra Prometida. Um país que se desenvolve rapidamente e cheio de oportunidades de emprego.

Em várias reportagens no exterior, foi retratado como um país que, mais uma vez, atrai imigrantes de várias partes do mundo.

 

Mas, para minha surpresa inicial, não faltam brasileiros que querem sair do país! O que explica esse desejo de deixar o Brasil quando parece haver mais oportunidades aqui do que no exterior?

A resposta para esta pergunta me parece ser complexa (e seria legal ler o que vocês têm a dizer), mas, depois de muitas conversas, descobri um aspecto interessante sobre o qual ainda não havia pensado.

Muitos que deixam o Brasil não o fazem como resultado de um cálculo matemático de ganho financeiro, mas, sim, em busca de um estilo de vida diferente.

Por que o brasileiro ainda pensa em imigrar?

Luce é uma dessas brasileiras que me surpreenderam com seu desejo de imigrar. Ela passou um período estudando na Holanda, com uma bolsa de sua universidade, e espera voltar para lá em breve.

Gostou da maneira mais direta dos holandeses e de uma certa disposição em não seguir padrões vista por lá.

Quando perguntei a ela o que considera a melhor e a pior coisa do Brasil, recebo uma resposta interessante, esclarecedora em sua complexidade.

“A melhor coisa são as pessoas. A pior, a mentalidade das pessoas!”

Interpretei que se referia, por um lado, aos fortes laços que unem as pessoas. Por outro, estes mesmos laços podem tornar muito difícil a tarefa de ir contra os padrões da sociedade. E para você? O que é o pior e o melhor do Brasil?

 

 

Fonte: BBC Brasil

 

Uma inglesa brasileira

-+=
Sair da versão mobile