Problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos – diz Fernando da Piedade

Midrand (Da enviada especial) – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou hoje, segunda-feira, na cidade de Midrand, Joanesburgo, que os problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos e no quadro das suas instituições.

O líder do parlamento angolano teceu tais considerações quando discursava na cerimónia de abertura da II Sessão Ordinária da Terceira Legislatura do Parlamento Pan -Africano, que hoje teve início.

Nesta conformidade, é de opinião que Angola ao assumir, no corrente mês, a presidência do conselho de paz e segurança da União Africana continuará a emprestar o seu “savoir-faire” para a resolução dos conflitos no âmbito da implementação da “Arquitectura de paz e segurança da União Africana”.

Nesta esteira, disse que África hoje é chamada a reagir de forma concertada a uma variedade de desafios e oportunidades que se lhe apresenta face a um sistema internacional imprevisível.

Sendo a paz, prosseguiu, e segurança condições indispensáveis para a prosperidade das populações africanas, aliada à promoção dos direitos humanos e do Estado de direito, “preocupa-nos, sobretudo, a instabilidade política reinante em alguns países mormente na Guiné – Bissau, Côte d’Ivoire, no Mali e na República Democrática do Congo”, referiu.

Assim sendo, afirmou estar convencido que a resolução pacífica dos conflitos passa pela assumpção pelas partes de que os compromissos assumidos devem ser cumpridos em respeito aos princípios da convivência pacífica, convergência de acção, solidariedade e defesa dos interesses nacionais e regionais.

A seu ver, a vontade política não basta “precisamos de elevar a consciência dos nossos povos e unirmo-nos num compromisso solene de defesa dos interesses comuns africanos, preservando o respeito pelas entidades culturais e níveis de desenvolvimento dos estados membros”, frisou.

Leia Também: 

África e suas lutas

Os Africanos: Lutas e Conquistas

 

Fonte: Angola Press

-+=
Sair da versão mobile