Propaganda da Riachuelo é exemplo de distanciamento publicitário captado em pesquisa

 Pesquisa Data Popular/Instituto Patrícia Galvão já havia captado distanciamento entre propagandas na TV e brasileiras negras

Campanha polêmica da Riachuelo confirma resultados da pesquisa inédita realizada pelo Data Popular e Instituto Patrícia Galvão mostrou o conflito entre o que os espectadores veem e o que gostariam de ver nas publicidades exibidas na televisão 

Realizada pelo Data Popular e Instituto Patrícia Galvão em maio do ano passado, a pesquisa Representações das mulheres nas propagandas na TV revelou que 56% dos entrevistados, homens e mulheres, consideram que as propagandas na TV não mostram as brasileiras reais.

A invisibilidade da mulher negra também foi destacada no levantamento, que apurou que 80% dos entrevistados consideram que as propagandas televisivas mostram mais mulheres brancas, enquanto 51% gostariam de ver mais negras nos comerciais. A maioria dos entrevistados também gostaria de ver mais mulheres com cabelos crespos/cacheados na publicidade, mas 83% veem mais modelos com cabelos lisos.

Para a vice-diretora do Instituto Patrícia Galvão, Mara Vidal, a polêmica campanha em “homenagem” ao Dia Internacional da Mulher produzida pela Riachuelo – retirada do ar após uma onda de protestos de internautas – reforça os resultados da pesquisa. “É a reiteração da invisibilidade da mulher negra e do estereótipo de que o papel social dos negros é servir aos brancos”, afirma.

 

)

Sobre a pesquisa

Encomendada ao Data Popular pelo Instituto Patrícia Galvão, a pesquisa entrevistou 1.501 homens e mulheres maiores de 18 anos, em 100 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 10 e 18 de maio de 2013.

Acesse os dados relativos à representação da mulher negra na publicidade

Leia a análise de Mara Vidal sobre a pesquisa

Acesse o relatório na íntegra 


>> FONTES DE INFORMAÇÃO:

Renato Meirelles – diretor do Instituto Data Popular. Ascom Data Popular: (11) 3218.2231 / cel.: (11) 9723.6471 / email:  datapopular@datapopular.com.br  

Jacira Melo – diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão. Tel.: (11) 3262.2452 / 3266.5434 / email:  jaciramelo@uol.com.br  

Mara Vidal – vice-diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão. Tel.: (11) 3262.2452 / 3266.5434 / email:  mara.vidal@gmail.com  

 

 

 

Fonte: Agência Patrícia Galvão 

 

-+=
Sair da versão mobile