Protesto contra racismo mobiliza sindicalistas no Leblon, Rio

Ato foi realizado em frente a supermercado onde gerente negro foi atacado. Manifestantes cobraram maior rigor contra quem comete injúria racial.

Por Nicolas Satriano Do G1

Em protesto contra o racismo, representantes de movimentos sindicais e de luta pela igualdade étnica estiveram, na tarde desta terça-feira (31), em frente a um supermercado no Leblon, na Zona Sul do Rio, onde uma mulher acabou presa suspeita de injúria racial contra um dos gerentes do estabelecimento.

Além de repudiar o crime, ocorrido no sábado (28), os sindicalistas reivindicaram que o Congresso Nacional tome medidas mais efetivas contra ataques preconceituosos. Uma das propostas é que quem for presos por injúria racial não tenha o direito de responder ao processoe m liberdade.

O protesto transcorreu de forma pacífica. Por volta das 16h, os manifestantes chegaram a interditar a Rua Dias Ferreira, mas o bloqueio não durou mais que dez minutos.

A vítima, que é gerente do supermercado Zona Sul, teve uma conversa breve com os representantes do Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio.

Ao G1, o homem afirmou que não sabe ainda se terá que comparecer em audiência contra Maria Francisca, suspeita de dizer a ele: “volta para a senzala” e “volta para o seu quilombo“. “Agora é com a justiça. Quero trabalhar e atender meus clientes”, afirmou a vítima.

 

-+=
Sair da versão mobile