“O Lula é o melhor amigo de Portugal e o melhor embaixador de Portugal no mundo”, afirma o antigo presidente português.

O antigo presidente português Mário Soares teceu rasgados elogios a Lula da Silva, classificando-o como “um grande presidente” e afirmando, em entrevista ao “Diário de Notícias” que “para Portugal foi um presidente extraordinário”.

“Embora tivesse expectativas elevadas, porque o conheço há muitos anos, ele excedeu-as de longe. E é um homem de uma simpatia fulgurante”, diz ainda Mário Soares.

O antigo chefe de Estado português refere na entrevista que “o Lula é o melhor amigo de Portugal e o melhor embaixador de Portugal no mundo, porque só sabe falar português”.

“Por exemplo, o Fernando Henrique Cardoso, que é pessoa eminente, de quem sou muito amigo – fizemos um livro em conjunto -, falava francês, inglês, alemão, italiano, em toda a parte por onde andava falava a língua, nunca falava português! Eu várias vezes lhe disse: “Homem, fala português de vez em quando!” Felizmente, o Lula só sabe falar português, e isso é importantíssimo para nós”, comentou Mário Soares.

Quanto ao impacto para as relações luso-brasileiras de uma eventual vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais brasileiras, Mário Soares considera que “não vai ter impacto nenhum, porque quem está por trás da Dilma é o Lula”.

Mário Soares também elogia José Serra, mas aponta a falta de carisma como uma desvantagem para as presidenciais. “Conheço muito bem o José Serra, é um homem de uma inteligência enorme, de uma preparação extraordinária, excepcional mesmo. E é um homem que é um grande político, mas não é um homem que tenha carisma popular como tem o Lula, ou como têm outros”, afirma o antigo presidente português.

Fonte: Portugal Digital

-+=
Sair da versão mobile