Qual a nota de corte para cursos no Sisu, Prouni e Fies no Enem?

Getty Images

Uma das grandes dúvidas dos participantes do Enem2016 é se a sua nota foi o suficiente para conseguir conquistar uma vaga na Universidade Pública através do Sisu ou uma vaga na Universidade Privada através do ProUni ou Fies. Para solucionar essa dúvida, elaboramos um artigo que vai explicar de forma bem clara a chamada Nota de Corte, que é a corresponde à pontuação do último candidato que conseguiu entrar em determinada vaga, tanto do Fies quanto ProUni ou Sisu.

Por Priscilla Kinast, do Optclean

Qual a nota de corte para cursos no Sisu?

A nota de corte do Sisu muda de acordo com a universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência escolhidos, devido a isso, um mesmo curso pode ter notas de corte diferentes. Em uma instituição que atrai mais concorrentes, uma vaga em Psicologia, por exemplo, pode exigir mais de 800 pontos. Mas em faculdades onde a disputa de uma vaga tem menos concorrentes, ou os concorrentes tem uma média menor, pode ser de pouco mais de 600 pontos.

Por isso, é impossível determinar exatamente qual a nota mínima no Enem para conquistar uma vaga em determinado curso no Sisu 2017. Depende do desempenho dos candidatos concorrentes nas mesmas opções de curso, turno, modalidade (cotas ou livre concorrência), instituição e campus que você.

Confira algumas notas de corte aproximadas de edições recentes do Sisu:

  • 760 a 880 pontos: Medicina
  • 630 a 830 pontos: Direito, Arquitetura, Biomedicina e Odontologia
  • 610 a 805 pontos: Engenharia, Fisioterapia e Psicologia
  • 575 a 805 pontos: Enfermagem, Jornalismo e Nutrição
  • 555 a 775 pontos: Administração
  • 550 a 765 pontos: Ciências Contábeis e Educação Física
  • 515 a 745 pontos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Medicina Veterinária
  • 485 a 725 pontos: Pedagogia

Lembrando que as notas de corte são apenas referência e podem mudar nas próximas edições do Enem.

Mas acalme-se com esta incerteza, afinal, você poderá consultar as notas de corte parciais quando for fazer sua inscrição no Sisu 2017. Uma dica é que, se você perceber que seu desempenho no Enem está abaixo do mínimo exigido para entrar na vaga que você escolheu, mude as opções e assim aumentar as chances de passar.

Qual a nota de corte para cursos no ProUni?

O ProUni (Programa Universidade para Todos) contempla os estudantes inscritos com bolsas de estudos de 50% a 100% em Universidades Privadas, para cursos de graduação ou formação especifica como tecnólogos. O foco deste programa são estudantes de baixa renda e que ainda não tem um diploma de curso superior. Além disso, é necessário atingir uma pontuação mínima 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação. Confira a lista completa de pré-requisitos para participar do ProUni:

  • Possuir um salário mínimo e meio por pessoa como renda bruta familiar para bolsas de 100%
  • Para bolsas de 50% deve possuir até três salários mínimos por pessoa como renda bruta familiar
  • Cursado o ensino médio em escola da rede pública, ou cursado em rede particular como bolsista integral.
  • Possuir algum tipo de deficiência
  • Ser professor da rede pública, em atuação, porem este concorrerá exclusivamente a cursos de licenciaturas.

Confira abaixo uma média da nota de corte no ProUni no ano passado:

Qual a nota de corte para cursos no Fies?

As notas de corte do FIES só vão ser conhecidas quando terminarem as inscrições. É que elas são calculadas de acordo com o desempenho de todos os candidatos que estão participando da seleção, por isso não tem como saber antes.

Durante o processo os candidatos terão acesso à nota de corte parcial – ou a menor nota para conseguir o benefício naquele momento. Essa nota pode variar até o último dia de inscrições. É importante ir acompanhando esses valores para saber se você pode concorrer a vaga ou terá que mudar de opção. Mas como sempre acontece, os cursos mais concorridos, como Direito, Medicina e Engenharia vão exigir uma nota alta no Enem.

Para ter uma ideia, confira a nota de corte de alguns cursos no 1º semestre do FIES 2016:

• Medicina: de 700 a 800 pontos
• Direito: de 550 a 750 pontos
• Engenharia Civil: de 550 a 700 pontos
• Ciências Econômicas: de 500 a 650 pontos
• Farmácia: de 530 a 600 pontos
• Administração: de 515 a 600 pontos
• Marketing: de 500 a 600 pontos
• Jornalismo: 530 a 570 pontos
• Pedagogia: 480 a 530 pontos
• Letras: 500 a 520 pontos

De um ano para outro, as notas costuma ter uma pequena variação, mas você pode ter uma base com a nota de corte do ano passado. O que pode alterar a nota de corte é a popularidade do curso e o prestígio da instituição que oferece a vaga. Esses dois componentes tendem a atrair alunos bem preparados, o que faz a média subir.

No FIES, no entanto, é possível conseguir financiamento para vários cursos com a nota mínima ou um pouco acima dela.

Quais os prazos de inscrição no Sisu 2017, Prouni 2017 e Fies 2017?

Mais importante do que saber a nota de corte do curso desejado, independente do program escolhido, é ficar atento ao período de inscrição de cada programa, pois são poucos dias, e quem perder não terá outra oportunidade. Confira abaixo as datas e agende-se:

Data de inscrição no Sisu 2017 

O primeiro processo seletivo a ser aberto é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 24 a 27 de janeiro. O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição serão ofertadas 238 mil vagas em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e instituições estaduais. A partir de amanhã (19), as vagas estarão disponíveis na internet para consulta.

Data de inscrição no ProUni 2017 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre o processo seletivo no dia 30 de janeiro e encerra no dia 2 de fevereiro. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino. É exigida também a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem.

Data de inscrição no Fies 2017 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá as inscrições abertas entre 6 e 9 de fevereiro. O Fies oferece financiamento em instituições particulares a estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação.

Então, será que você conquistará a tão sonhada vaga na universidade? Nós, da Optclean, estamos torcendo por você! Boa Sorte!

-+=
Sair da versão mobile