Quilombolas da Bahia são finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2023

A premiação é promovida pelo Jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab

FONTEDo Correio 24h
Quilombolas são finalistas em premiação. (Foto: Divulgação)

Os quilombolas Ananias Viana e Jucilene Viana Jovelino, do Território Kaonge (BA), em Cachoeira, no Recôncavo baiano, estão entre os nove finalistas do Prêmio Empreendedor Social, na categoria “Soluções que inspiram”. Com a Rede de Cidadania Quilombola, eles concorreram com 348 inscritos. O resultado do vencedor será divulgado no dia 24 de outubro, através de votação popular pelo link https://empreendedorsocial2023.folha.com.br/.

A premiação é promovida pelo Jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, uma das comunidades do Fórum Econômico Mundial. O Território Quilombola da dupla já possui a regularização fundiária encaminhada pelo Incra que, atualmente, está para publicação para decreto de interesse social da terra.

De acordo com Ananias Viana, a indicação é resultado de uma longa história de trabalho, organização coletiva, dedicação à sustentabilidade e a transversalidade dentro da comunidade. “Estamos muito felizes em sermos finalistas. Mas gostaríamos de ir além e sermos os vencedores”, confidencia ele.

A categoria do “Soluções que inspiram”, em que os quilombolas baianos concorrem, destaca as inciativas que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem a cidadania e comunidades.

Rede de ações

A Rede de Cidadania Quilombola é resultado de uma iniciativa do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape (Cecvi) que envolve 18 comunidades quilombolas. Desde a sua criação em 2002, o Cecvi tem Viana e Jucilene à frente.

O Vale do Iguape trata-se de uma microrregião do município de Cachoeira, composta por comunidades quilombolas que se constituíram a partir de antigos engenhos de açúcar.

Da Rede se desdobraram grupos comunitários para a extração do óleo de dendê, o cultivo da ostra, a mariscagem, o cultivo de ervas medicinais utilizadas por benzedeiras para fazer remédios e xaropes, além da adoção da apicultura.

O turismo de base comunitária é outra atividade coletiva desenvolvida. Destaca-se a Festa da Ostra que acontece no Kaonge de 13 a 15 de outubro.

O que atrai a atenção de pesquisadores e até da mídia, de acordo com Viana, é a maneira com que as comunidades desenvolvem o trabalho coletivo e obtêm sucesso.

“É simples. Não acreditamos em coletividade sem sustentabilidade. Mas cada um tem a sua individualidade de fazer as plantações em suas roças”, pontua ele. Além disso, Viana acrescenta que “quando trabalhamos com amor e com o envolvimento das pessoas, avançamos”.

Premiação

De acordo com o regulamento da premiação, os finalistas e o vencedor escolhidos pelo leitor são contemplados com mentorias, capacitação e possibilidades de networking que deverão ser usufruídos ao longo de 2024. Além disso, o projeto vencedor ganha o troféu Empreendedor Social 2023.

Além de votar, os leitores e internautas também podem fazer doações a partir de R$ 5 para fortalecer o empreendimento escolhido. É possível registrar o voto mais de uma vez. Na hora de votar, é obrigatório fornecer o seu e-mail e o seu CEP.

Ao acessar a página, procure o terceiro conjunto de fotos em que está escrito “Rede de Cidadania Quilombola” e a foto de Ananias Viana e Jucilene Viana Jovelino.

-+=
Sair da versão mobile