Racismo é um fenômeno mundial, afirma Sílvio Humberto

Vereador participa de encontro na Colômbia para aprofundar o diálogo e o desenvolvimento da diáspora africana

A III Cumbre Mundial de Alcaldes y Mandatarios Africanos y Afrodescendientes, foi iniciada na Colômbia, desde o dia 12 e segue até a próxima quarta-feira (18). O encontro conta com a participação do vereador Silvio Humberto (PSB), que durante o evento afirmou que o racismo continua a ser um fenômeno mundial. De acordo com ele, a discriminação racial impede o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas e especialmente da população negra.

Estamos na Colômbia e aqui podemos perceber uma naturalização do preconceito em relação aos negros colombianos e a região aonde eles habitam, que é o Pacífico. O que muito se assemelha ao racismo brasileiro. O fato desse encontro internacional ser realizado aqui, trazendo autoridades e personalidades do mundo afro, fortalece os afro-colombianos. É uma estratégia panafricana. Estamos nos utilizando da rede internacional para fortalecer o local, explica o vereador.

A III Cumbre Mundial de Alcaldes y Mandatarios Africanos y Afrodescendientes é organizado pela Associação Nacional de Prefeitos e Governadores dos Municípios e Secretarias de cidades com afrodescendentes, AMUNAFRO e apoiada pela Associação de Prefeitos Negros nos Estados Unidos, NCBM, com o objetivo de aprofundar o diálogo, e a cooperação política e internacional para o desenvolvimento da diáspora africana.

 

 

Fonte: JusBrasil 

-+=
Sair da versão mobile