Representação de negros e índios na música brasileira é tema de palestra em São Carlos

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 29/5, no Departamento de Letras da UFSCar


Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, o Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a palestra “Representações de populações negras e indígenas em letras de canções brasileiras”. O tema será apresentado pela professora Lúcia Maria de Assunção Barbosa , docente do DL que também atua na Universidade de Brasília (UnB).

Nesta apresentação, serão divulgados os resultados do Projeto de Pesquisa “A cor do som brasileiro: temáticas e designações étnico-raciais na música popular brasileira”, desenvolvido desde 2006. Esta pesquisa envolveu quatro projetos de Iniciação Científica com alunos do curso de Letras da UFSCar. As pesquisas abordaram o discurso da morenidade em letras de canções, as imagens e representações de indígenas, a proximidade temática das letras de sambas com as reivindicações do Movimento Negro e o papel do samba como discurso de valorização de africanidades.

Os resultados das pesquisas concluídas indicam que esteriótipos referentes a negros e indígenas estão presentes nas letras analisadas. Além disto observou-se que há uma hierarquia entre morenas e mulatas, com explícita valorização da primeira e desvalorização da segunda. No que se refere à imagem de indígenas, a pesquisa demonstrou que ainda predominam nas letras de canções representações de indígenas próximas àquela retratada nas obras do romantismo brasileiro. Outra constataçao é de que se fala sobre o índio, a ele nunca é dada a voz. Os estudos mostraram ainda que letras de samba, sobretudo dos anos 1980, refletiam não apenas as denúncias mas também as reivindicações do Movimento Negro brasileiro.

A palestra da professora Lúcia Barbosa será realizada no dia 27/5 na Sala de Projeções do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, localizado na área Sul do campus São Carlos. A atividade acontece das 9 horas às 10h30 e é aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados no tema. A palestra faz parte do “I Seminário Linguagem e Diversidade”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, Etnicidades e Estilos em Transição (LEETRA), coordenado pela professora Maria Silvia Cintra.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8358

 

 

Fonte: Radio UFSCAR

-+=
Sair da versão mobile