RIO CLARO: Batepapo Cultural discute a imagem do negro na mídia

Na próxima quarta-feira, 18, o Batepapo Cultural discutirá a imagem do negro na mídia. O evento faz parte da Semana da Consciência Negra e é aberto a todos os interessados. 
Fonte: Canal Rio Claro –

 

Vivemos um tempo onde os racismos estão aflorados e disfarçados. Muito se fala em direitos humanos, mas as práticas são antigas e segregadoras. Seja pelas políticas protecionistas que desqualificam as potencialidades desses cidadãos, seja pela ausência de políticas públicas que reconheçam a necessidade de trabalhar as diferenças produzidas pelas desigualdades sociais. Por causa destas posturas, que marginalizam e segregam o negro, é preciso trazer a discussão destas questões e, a partir disto, mudar comportamentos.

Analisando este quadro, os organizadores da 11ª edição do Patepapo Cultural de Rio Claro decidiram incluir estas questões para reflexões do público. O evento faz parte da Semana da Consciência Negra, que começou neste sábado, 14, e vai até o dia 22.

A mídia, como formadora de opinião, tem mostrado cada vez mais a figura do negro, reproduzindo informações de livros didáticos. Que negros e negras estão construindo o imaginário de nossas crianças e jovens? Como têm aparecido, ou estão desaparecidos? A trajetória histórica do negro no Brasil e a situação vivida nos apontam para algumas dessas perguntas na tentativa de buscarmos respostas.

Para apresentar essa reflexão, o Batepapo Cultural de novembro trará a Rio Claro a professora Sandra Regina do Nascimento Santos que é jornalista e historiadora e tem trabalhado intensamente nas questões étnicas que permeiam nossa sociedade, em especial, a mídia e a escola.

Mensalmente, desde fevereiro deste ano, a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), com a organização do Arquivo Público e da Secretaria Municipal de Cultura, tem promovido em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas e a comunidade, sempre com a preocupação de apresentar um outro olhar para a realidade com novos desafios a serem aprendidos.

De acordo com Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo, o objetivo do Patepapo Cultural “é despertar o público para o fato de que temas importantes estão sendo estudados e podem nos ajudar a construir uma história diferente, onde posicionarmos como agente de nosso tempo seja a tônica do nosso dia-a-dia”.

O 11º. Batepapo Cultural será realizado quarta-feira, 18, a partir das 20 horas, na Hípica do Clube de Cavaleiros Prof. Victorino Machado, com entrada pelo portal da Floresta (Avenida 7) ou pela Bela Vista. Como tem acontecido nos encontros anteriores, a mediação será do Prof. Romualdo Dias da Unesp/Rio Claro. Não é preciso fazer inscrição antecipada e a participação é de graça. Será fornecido certificado emitido pela Unesp e apresentada muita música brasileira, antes e depois do evento.

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile