RIO CLARO: Seminário discute em Rio Claro os direitos humanos e igualdade racial

Fonte: Rio Claro –

 

A violência contra os jovens será debatida em Rio Claro na abertura da Semana de Consciência Negra, marcada para às 10 horas desta sexta-feira, 14. 

O Brasil é o quinto país no ranking de homicídios de jovens. Pesquisas apontam que questões de segurança se transformaram na principal preocupação destes cidadãos, sendo ainda mais atingidos os jovens do sexo masculino e negros. Este quadro será debatido em Rio Claro na abertura da Semana de Consciência Negra, marcada para às 10 horas desta sábado, 14.

O Seminário sobre Direitos Humanos e Igualdade Racial terá como palestrantes a advogada Eunice Aparecida de Jesus Prudente, coordenadora na USP do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos sobre o Negro Brasileiro e Ivair Augusto Alves dos Santos, assessor especial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e autor do livro “Movimento Negro e o Estado”.

O seminário será realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, Rua 12 esquina da Avenida 23, sob a coordenação do Arquivo Público e Histórico, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e Comissão de Direitos Humanos da 4ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil/Rio Claro.

De acordo com Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo do Município, a motivação para a organização desse seminário deve-se a uma das propostas da Conferência Municipal da Igualdade Racial, realizada em abril, e que apontou a questão das abordagens policiais com relação à juventude negra como um problema a ser discutido em nossa cidade.

Os organizadores do seminário destacam que a análise de causas de mortalidade de jovens na década de 1991 a 2000 permite delinear um quadro que é, a um só tempo, complexo e preocupante, situação apresentada a partir de dados do ‘Mapa da Violência 4’, com base em números do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde. As conclusões são alarmantes: 39,9% das mortes de jovens, em 2002, se devem a homicídios que, conjugados a acidentes de trânsito e suicídios, são as principais causas de morte entre os que têm de 15 a 24 anos.

A Semana da Consciência Negra tem como tema “Zumbi dos Palmares – Raízes de Lá”, e é organizada pela Secretaria Municipal de Governo e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conerc). O programa se estenderá até o dia 30 e terá ainda atividades culturais, missa, exposição de fotografias, roda de samba, futebol, orientações sobre saúde, capoeira e outros eventos, todos sem cobrança de ingresso.

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile