Riri Williams, substituta negra do Homem de Ferro, ganha da Marvel um nome bem f***

FONTEPor Caio Delcolli, do HuffPost Brasil  
Foto: Divulgação/ Marvel

Desde que a Marvel anunciou em julho deste ano que Riri Williams, uma adolescente negra de 15 anos e gênio da ciência, será substituta de Tony Stark no posto de Homem de Ferro, uma dúvida ficou no ar: qual nome a personagem adotaria?

A editora disse à Wired nesta segunda-feira (22) que, quando Riri assumir o lugar de Stark em novembro na revista Invincible Iron Man #1, ela usará o nome “Ironheart” – em livre tradução para o português, “coração de ferro”.

o-INVINCIBLE-IRON-MAN-570
Foto: Divulgação/ Marvel

Em entrevista à Wired, o roteirista da série, Brian Michael Bendis, disse que a ideia veio de uma conversa em grupo com os editores da Marvel.

“‘Mulher de Ferro’ pareceu antiquado para alguns. ‘Iron Maiden’ parecia um pesadelo jurídico. E ‘Ironheart’, cunhado por Joe Quesada [diretor criativo da Marvel]”, explicou Bendis, “depois que eu disse a ele minha história planejada para Riri, fala diretamente não só com a alma da personagem, mas com a franquia Homem de Ferro em um todo.”

O roteirista disse que a garota escolhe o nome por razões completamente diferentes das de seu antecessor, mas elas têm “relação com o coração”.

“Quando as pessoas verem a história dela, vocês ficarão maravilhados com o quão simples e brilhante foi a sugestão de Joe.”

Foto: Divulgação/ Marvel

O editor Tom Breevort disse que, embora Tony Stark não esteja por perto de Riri, “espiritualmente, ele está junto dela”. O desenhista Stefano Caselli trabalha na revista com Bendis. Mike Deodato, artista brasileiro, é cocriador da personagemcom o roteirista.

Riri foi escolhida pelo próprio Stark para substituí-lo no papel de Homem de Ferro. Precoce, a garota chamou a atenção dele ao construir do zero, em seu dormitório no MIT – a precocidade garantiu a ela uma bolsa na instituição –, a armadura do vingador.

A chegada da nova heroína faz parte de uma iniciativa da Marvel para tornar seu catálogo de personagens mais diversificado. Outros exemplos são Miles Morales, o Homem-Aranha negro e descendente de latinos; a Thor, que tem arrebentado em vendas; e Kamala Khan, a nova Ms. Marvel descendente de paquistaneses.

Leia Também:

Adeus Tony Stark: Novo ‘Homem’ de Ferro é Riri Williams, uma adolescente negra

Não gostou da nova “Mulher de Ferro”? Está na hora de rever esse machismo e racismo!

-+=
Sair da versão mobile