RS lança Disque Gestante para esclarecer dúvidas sobre a gripe suína

Fonte: Folha Online

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul lançou nesta quinta-feira um serviço de atendimento telefônico voltado para mulheres grávidas para esclarecer dúvidas sobre a gripe suína –a gripe A (H1N1). O serviço é uma das estratégias adotadas pelo governo para evitar mortes entre gestantes, que fazem parte do grupo de risco da doença.

Veja o mapa da gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Escolas e universidades adiam volta às aulas; veja lista

Segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (5), ao menos 14 gestantes morreram em consequência da doença no país. O governo gaúcho estima que há 80 mil mulheres grávidas atualmente no Estado.

“Vamos focalizar o atendimento nas grávidas e, além de esclarecer dúvidas, vamos ampará-las e acompanhá-las, garantindo que recebam toda a assistência necessária, inclusive o medicamento Tamiflu, que deve ser administrado já no primeiro dia do aparecimento dos sintomas”, informou o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

O Disque Gestante funcionará as 24 horas do dia, gratuitamente, pelo fone: 0800-642-0151. O serviço contará com a orientação de enfermeiras e obstetras. O restante da população pode tirar dúvidas sobre a gripe pelo fone 150.

Até esta quinta-feira, foram confirmadas 32 mortes no Rio Grande do Sul em decorrência do vírus. Dos 32 pacientes com a gripe que morreram no Rio Grande do Sul, quatro estavam grávidas.

De acordo com o governo, há 55 gestantes com suspeita da gripe suína no Estado, sendo que 11 estão internadas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).
Arte/Folha

 

Matéria original: RS lança Disque Gestante para esclarecer dúvidas sobre a gripe suína

-+=
Sair da versão mobile