São Francisco do Conde – Baía de Todos os Santos

Por: Edson Costa

 

 

Há 33 anos escolhi morar em Salvador. Terra de magia, da hospitalidade, da alegria, de um povo trabalhador e de uma beleza natural inigualável. E dentre todas as belezas, a paixão pela Baía de Todos os Santos foi imediata.

Agradeço a todos os santos e orixás por ter me dado este presente,poder viver aqui: no principal portão de entrada que tem o nome mais lindo deste país SALVADOR; de poder passear no seu entorno,com praias lindas, de uma calmaria sem tamanho, nas águas claras e límpidas de cada roteiro náutico. De Itaparica a Salinas, das cidades do entorno desta baía que abençoa a todos os que aqui chegam , visitam e que por inúmeras vezes, vira um pernambaiano,mineibaiano,cariobaiano e por aí vai.

FAzer parte desta zona turística, é um privilégio, afinal que os outros não ouçam: MAS ESTA É REGIÃO MAIS LINDA DA BAHIA !!!!!!!
Hoje aos 509 anos, a Baía de Todos os Santos, merece e precisa de respeito, de cuidados, da participação maior de todos os que aqui moram, trabalham e aproveitam suas belezas. Neste aniversário , desejo que essa riqueza natural, não adoeça com projetos que se preocupam somente com o retorno econômico ,esquecendo da preservação, do cuidado com a fauna e flora da maior e mais bela baía do Brasil. Que cada um neste dia, pare um pouco, olhe para a paisagem da BTS ,respire fundo , agradeça a Deus por esse privilégio e que renove o compromisso de cuidar e preservar esta região! Para todos vocês um poema especial !!!!!!

 

BAÍA DE TODOS OS SANTOS(Everaldo Cerqueira)

És grandiosa, bela e rica com todos os encantos,
Com suas lindas ilhas cada uma faz a sua história,
Cheia de lendas, cantos, mistérios e desencantos,
Que surgiram naturalmente com graça e magia.

Com suas águas mansas cheias de espiritualidade,
És pátria das sereias, de mãe d’água e de santos,
Que a fé em Iemanjá muita gente busca a felicidade,
Pintada e cantada em versos em todos os cantos.

Com lindas praias de ondas suaves com som de canções,
Onde os usuários embalados nas suas ondas mágicas,
São anestesiados a esquecer o mundo das tribulações.

Baía de Todos os Santos e também dos Orixás,
Inspiradora de poetas, cantores, artistas e escritores,
Via do Senhor dos Navegantes e também dos Orixás.

 

 

Fonte: Lista Racial

-+=
Sair da versão mobile