SÃO JOAQUIM: “Consciência Negra Na Feira de São Joaquim”

 

Para celebrar a semana da Consciência Negra essa resistência a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através do FIEMA – Fundo Municipal par o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes realiza o evento “Consciência Negra Na Feira de São Joaquim” no dia 17 de novembro, das 09h ás 16h, no barracão dos quiabos.

Este evento pretende viabilizar as questões de gênero, pesquisas apontam que as mulheres negras são as que estão na base da pirâmide da desigualdade de nosso país. Este lugar ocupado por elas tem uma relação direta com o processo de escolarização. Muitas vezes elas encontram-se no trabalho informal e com baixa escolaridade.

Neste sentido o evento também oportunizará a implantação de turmas de alfabetização para mulheres na Feira de São Joaquim em parceria com o programa Salvador Cidade das Letras.

Uma programação sociocultural composta de musica, poesia palestras, serviços de saúde, oficina de estamparia, contemplará as Mulheres Afrodescendentes que trabalham na Feira de São Joaquim gerando autonomia econômica. Essas mulheres constroem caminhos para o enfrentamento das desigualdades socioeconômica e raciais e são referências da resistência negra feminina contemporânea.

As autoridades, artistas, estudantes, e toda a população fixa e flutuante da feira, vibrarão com a percussão da banda A Mulherada, a voz e o suingue da cantora Márcia Short, a musicalidade do Hip Hop de Paula Azeviche, a poesia de Josélia, a importante palestra sobre a Lei Maria da Penha com Dra. Marli Margarete Oliveira /DEAM, a reflexão sobre Educação e Consciência Negra e a apresentação do samba de roda das mulheres carvoeiras, “As Paparutas da Ilha do Paty”.

 

Contato: Célia dos Humildes

Celiadoshumildes@salvador.ba.gov.br

Celular – 88198719

grupofiema@gmail.com

21052821/21052818

-+=
Sair da versão mobile