SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2010: Pinda valoriza cultura africana em eventos culturais

Olho “Na dança, na literatura, no canto, na imagem, nas palavras. O negro originário e o descente são homenageados em diversos eventos culturais em Pindamonhangaba”

Imagem: divulgação

Para difundir a arte e a cultura africana no Brasil a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura oferece diversos eventos culturais a partir de segunda-feira (8). Entre os eventos estão apresentações de afro, jazz, mostra de fotografia, artes plásticas e literatura, exposição de máscaras e artesanatos, lançamento de livros, entre outros.

Os interessados em participar da Mostra “Vozes da África” devem procurar o Departamento de Cultura, (rua Dr. Campos Salles, 530, São Benedito), para se inscrever nas  diversas modalidades, como fotografia, artes plásticas e literatura. As inscrições serão recebidas até o dia 12 de novembro, das 8 e 17 horas. O tema da mostra é “A influência da cultura africana no Brasil”.

Os eventos relacionados  ao “Vozes da África” serão realizados por meio da Prefeitura de Pindamonhangaba, Xiré Alamoju, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba e Associação dos Artistas Educadores do Vale do Paraíba (Arteduvale).

De 8 a 12 de novembro  serão realizadas as apresentações de afro jazz nas escolas municipais, de 17 a 30 de novembro será feita a mostra “Vozes da África” no museu histórico e pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina. No dia 20 será comemorado o Dia da Consciência Negra, na praça Monsenhor Marcondes, a partir das 9 horas, com apresentação de maculelê, samba de roda, capoeira e balé afro jazz.

O “Vozes da África” ainda contará com a exposição de máscaras do grupo Arteduvale de 20 a 30 de novembro, das 9h30 às 22 horas, na antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. A entrada é gratuita. Também no dia 20,  às 14 horas, haverá o lançamento do livro “Hoje a divindade suprema”, do escritor nigeriano Chef Lance Dadá Okemuyiwa, na travessa Rui Barbosa, 37, centro.

No dia 21 haverá oficinas culturais de danças afro-brasileiras e construção de instrumentos de percussão das 15 às 17 horas. De 23 a 25, das 19h30 às 21 horas, haverá exibição de vídeos e roda de discussão. Na mesma data será oferecida a ‘contação de histórias’, das 14 às 15h30. Todas as atividades mencionada acima serão realizadas na antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, com o grupo Arteduvale.

Fonte: Vale News

-+=
Sair da versão mobile