Slam das Minas SP apresenta 2ª Jornada Latines

Dando continuidade ao sucesso da 1ª edição, evento promove em São Paulo um intercâmbio entre artistas do Brasil e de mais nove países da América Latina e suas diferentes expressões

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

Entre os dias 14 e 19 de novembro, acontece em São Paulo a  Jornada Latines, projeto da Slam das Minas SP que tem como propósito propagar, por meio da poesia, a luta contra o machismo, racismo, homofobia e transfobia, facilitando pautas feministas e das mulheres de periferia em um espaço seguro de expressão. O evento terá como sede duas unidades do Sesc, tornando a capital paulista, que também é o berço da Slam no Brasil, o ponto de encontro dessa imersão cultural e poética que é proposta pela Jornada.

Em 2021, a 1ª edição aconteceu de forma totalmente online com oficinas, workshops e batalhas de poesia, reunindo dezenas de artistas de diversos lugares do Brasil e outros oito países da América Latina e abordou a linguagem da Slam a partir da ótica da cena brasileira, contando a história do movimento no país e discutindo as produções literárias feitas por mulheres e pessoas trans nesse contexto. Em uma programação inteiramente composta por mulheres, travestis, homens trans e não binaries, o projeto ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2022 no eixo inovação, categoria “Incentivo à leitura”. 

Este ano, a abertura será realizada na Baderna Literária, produtora e centro cultural que é sede da Slam das Minas SP, com a recepção de todes artistas envolvides e presença de articuladores e produtores culturais de São Paulo. O evento inicia com apresentação da coletiva, seguida por microfone aberto e encerra com a DJ Sophia.

Para a 2ª edição, toda a programação está sendo elaborada e pensada no intercâmbio entre mais de 30 artistas brasileires e de outros nove países latinoamericanes, sendo eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana e Uruguai com oficinas, painéis, intervenções, batalhas e pocket show. O evento será gratuito e acontecerá entre as unidades Vila Mariana e Belenzinho do Sesc SP.

2ª JORNADA LATINES SLAM DAS MINAS

DE 14 A 19 DE NOVEMBRO

BATALHAS

O III Torneio Singulares terá a participação de catorze poetas representantes de slams com recorte de gênero de diferentes estados brasileiros. Serão duas chaves classificatórias e finais distribuídas em dois dias. O júri é composto por cinco pessoas, sendo uma artista convidada e as demais escolhidas pelo público, quem ganhar representará o Brasil no Slam Latines. O II Slam Latines conta com dez vagas com poetas de diferentes países latinoamericanos e também será realizado em dois dias sequenciais ao singulares, com duas seletivas e uma final.

14 e 15/11 oficinas e vivências:

SESC VILA MARIANA 

  • Os detalhes das Palavras (10h) – Poeta Gênesis
  • Slam na América Latina (12h) – Roberta Estrela D’Alva
  • Gênero e Literatura indígena (14h) – Je Hãmãgãy
  • Interpretação corporal (16h) – Gustav

16/11 a 18/11 a partir das 17h:

SESC BELENZINHO 

MC Painéis – Mel Duarte MC Batalhas – Slam das Minas SP DJ Residente – Dj Licis

16/11 – 17h INTERVENÇÃO Luna Vitrolira

17h10 PAINEL 1 – A palavra como cultura  A construção de novas narrativas poéticas e o surgimento de novas comunidades com Paulx Simón (AR)  e Aratykyra (BR)

  19h SELETIVA SINGULARES (A e B)

17/11 – 17h INTERVENÇÃO Luz Ribeiro

17h10 PAINEL 2 – A poesia do corpo afrolatine A negritude como abertura de caminhos para outros horizontes literários com Afíbula (CU) e Ludmila Singa (BR)

  19h FINAL SINGULARES

18/11 – 17h INTERVENÇÃO Luiza Romão

17h10 PAINEL 1 – A escrita quando elas O poder da palavra, mulheridades, mandingas e abertura de caminhos com Midria (BR) e Arra Hué (UR)

  19h SELETIVA LATINES (A e B)

19/11 – 15h FINAL LATINES

17h Pocketshow Soul de Lua

-+=
Sair da versão mobile