Suprema Corte dos EUA terá a primeira juíza hispânica

Fonte: Gazeta Mercantil

Foto: AP/Patrick Semansky

WASHINGTON, 27 de Maio de 2009 – O presidente Barack Obama designou oficialmente ontem Sonia Sotomayor como juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos. Filha de pais porto-riquenhos e que teve uma infância pobre no Bronx, em Nova York, Sonia, 54 anos, poderá ser a primeira hispânica a integrar o principal tribunal do país.

“Acredito que a juíza Sonia Sotomayor trará mais experiência ao tribunal do que qualquer outra pessoa, depois das três décadas de carreira judicial”, disse ontem Obama ao lado de Sonia.

A indicação, na opinião de analistas, é uma inteligente estratégia política de Obama para atrair eleitores hispânicos ao Partido Democrata.

Se o nome for confirmado, Sonia será a segunda mulher no painel de nove juízes, ao lado da juíza Ruth Bader Ginsburg, que acaba de sair de um tratamento médico por um câncer no pâncreas.

O nome de Sonia precisa ser ratificado pelo Senado americano, onde os democratas precisam de 51 votos dos 100 para a confirmação. Atualmente, o partido de Obama tem 59 representantes no Senado.

 

Matéria original: Suprema Corte dos EUA terá a primeira juíza hispânica

-+=
Sair da versão mobile