Taís Araújo entregará Troféu Raça Negra a Manoel Carlos

FONTEExpresso MT
Taís Araújo (Foto: Ana Branco)

A atriz Taís Araújo estará em São Paulo neste domingo (15) para entregar o Troféu Raça Negra ao autor Manoel Carlos. A cerimônia de premiação será realizada, às 20h, na Sala São Paulo, região central da capital paulista.

A jornalista Glória Maria também ganhará um troféu especial. Michael Jackson, que morreu em junho deste ano aos 50 anos, será o grande homenageado da noite.

Taís já protagonizou as novelas Da Cor do Pecado, escrita por João Emanuel Carneiro em 2004, na Globo, e Xica da Silva, em 1996, escrita por Walcyr Carrasco, na extinta Manchete.
A organização do evento informou que o autor da novela Viver a Vida será reconhecido pela criação da primeira personagem Helena negra. Carlos Romero, assessor do Troféu Raça Negra, destaca a importância desse momento na teledramaturgia:

– É muito importante o Manoel Carlos ter escalado uma atriz negra para ser a Helena. Isso representa um avanço, porque acho que até que demorou muito para ter [uma Helena negra]. Mas que bom que esse momento chegou. Estamos ainda mais felizes porque temos atualmente na TV duas negras protagonistas: Camila Pitanga, em Cama de Gato, e Taís Araújo, em Viver a Vida.

O cineasta Spike Lee, que dirigiu o clipe de Michael gravado na Bahia e no Rio, viria para a premiação, mas acabou cancelando a vinda ao país por compromissos pessoais de última hora, informou a organização.

Glória Maria ganhará um troféu especial por ter sido a única jornalista brasileira a entrevistar o cantor Michael Jackson na passagem do artista pelo Brasil, em 1996. Ela disse que participar do troféu é um privilégio.

– Já estou indo pela terceira vez. Fui uma das primeiras homenageadas nessa premiação. Para mim, é um orgulho enorme voltar, exatamente por ter feito algo importante para os negros.

A jornalista afirmou que espera que um dia não seja mais preciso haver prêmios especiais para artistas negros.

– Acho que, quando há talento, isso independe da cor da pele. Tem negro talentoso e negro sem talento também. Assim como tem branco talentoso e branco sem talento. Tomara que um dia o reconhecimento venha pelo nosso talento e não pela nossa cor.

(Foto: Henrique Porto/G1)

O Troféu Raça Negra valoriza negros que se destacaram no ano de 2009 em dez diferentes áreas: esportista masculino, esportista feminino, grupo de pagode, ator, atriz, cantor, cantora, rap, apresentador de TV e jornalismo televisivo.

-+=
Sair da versão mobile