Torto Arado: Livro vencedor do Prêmio Jabuti vai virar série pela HBO Max com diretor de O Cheiro do Ralo

Sob direção de Heitor Dhalia, gravações da produção começam em 2023.

FONTEAdoroCinema, por Diego Souza Carlos
Divulgação

Um dos livros nacionais mais importantes dos últimos anos, Torto Arado vai ganhar uma adaptação. O trabalho de Itamar Vieira Junior será transformado em série pela HBO Max, serviço de streaming que chegou em solo brasileiro em junho do ano passado e, desde então, tem selado compromisso em conduzir diversas produções locais. 

O projeto será comandado por Heitor Dhalia, diretor de O Cheiro do Ralo e responsável por alguns episódios de Arcanjo Renegado. O cineasta detém os direitos de adaptação da obra. A equipe de roteiristas é formada por cinco mulheres negras, entre elas Luh Maza, Maria Shu e Viviane Ferreira.

O diretor explicou ao jornal Folha de S. Paulo que a decisão de levar a trama “de muita densidade” ao universo das séries se deve à “era de ouro” da linguagem. “É o formato contemporâneo, o que o espectador atual está querendo consumir”, disse ao veículo. “O Itamar não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições.”

“Enquanto estávamos fechando o contrato, o tamanho de Torto Arado mudou”, explicou o cineasta ao jornal. “Conquistou corações e mentes de uma geração. E, de repente, aquela nossa adaptação virou uma grande responsabilidade.”

Dhalia já encara o projeto como uma série de três temporadas, que deve reproduzir os três atos da obra. Ainda não há previsão de estreia para a produção, mas as filmagens estão confirmadas para 2023.

-+=
Sair da versão mobile