Turismo Étnico da Bahia também é atração na Abav

Fonte: Jornal da Mídia –

 

 

Salvador – Considerado como um dos principais produtos turísticos da Bahia, o Turismo Étnico, lançado em 2007, também é destaque na 37ª edição da Abav, que está sendo realizada no Riocentro, na capital fluminense.

No balcão específico, instalado no estande da Bahiatursa, os visitantes têm acesso às informações e materiais promocionais dos destinos que possuem a maior quantidade de indígenas e afrodescendentes do estado, a exemplo de Salvador, Porto Seguro, Costa do Dendê e Chapada Diamantina.

O coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo, se reuniu com um grupo de operadores e dirigentes do setor durante a feira. Ele afirmou que, no segmento afro, os principais roteiros já formatados são os de Salvador, do Recôncavo e das comunidades quilombolas de Jatimani, Lagoa Santa e Boitaraca, no Baixo Sul, além de uma comunidade na Chapada.

A Secretaria de Turismo (Setur) mantém entendimentos para a implementação de roteiros integrados do segmento com os estados de Alagoas, cujo Quilombo dos Palmares é a principal atração, e de Pernambuco. “A idéia é fortalecermos ainda mais o voo que liga Salvador aos Estados Unidos, que é operado pela American Air Lines e que hoje conta com uma freqüência de aproximadamente 70%”, diz Arquimimo.

Já no segmento indígena, os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália se destacam com o roteiro que permite a visitação da Aldeia Pataxó Coroa Vermelha. O passeio de cinco dias permite ao turista visitas às reservas, banhos de rio, aulas de práticas indígenas como arco e flecha, pintura corporal, rituais característicos, oficinas de artesanato e refeições com comidas típicas.

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile