UBERABA: Feriado no dia 20 é obrigatório

Fonte: Jornal de Uberaba –

 

O Dia da Consciência Negra continua gerando impasse. Ontem, o vereador Tony Carlos lembrou que a lei, de dezembro de 2008, é de sua autoria e da ex-vereadora Marilda Ribeiro.

“Agora a Aciu [Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba] está se manifestando contra a data, mas quando a lei foi votada na Câmara, em dezembro do ano passado, foi feita ampla discussão e a Aciu participou da discussão na ocasião. Mais de 500 municípios instituíram a lei e não pudemos ficar fora. Temos de reconhecer a importância da raça negra, que muito fez para o país. Não podemos ficar fora desta homenagem, porque não somos diferentes”, diz, lembrando que tem gente cobrando agora o dia do branco.

Segundo Tony Carlos, toda cidade tem o direito de instituir quatro feriados municipais e esclarece que Uberaba tem somente três: o aniversário de Uberaba, no dia 2 de março; a dia da padroeira, Nossa Senhora da Abadia, dia 15 de agosto; e agora o dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro.

“O projeto meu e da Marilda inclusive não foi votado em sua totalidade, porque a intenção era colocar feriado no dia 27 de novembro, dia da Medalha Milagrosa, mas não o fizemos porque no mês de novembro ficaria com quatro feriados. Antes o dia dos negros era comemorado no dia 13 de maio, mas ficou definido que este dia seria comemorado no dia da morte do Zumbi e temos de respeitar.”

Ainda segundo o vereador, por lei, o dia 20 será feriado municipal e a folga dos funcionários é obrigatória. “O comércio, supermercados, por exemplo, não podem trabalhar. A menos que haja acordo com a categoria, mas aí os funcionários terão de receber dobrado e depois, de acordo com a convenção da categoria, ter um dia de folga”, esclarece. (MGS)

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile