UFSC emite nota oficial contra o racismo e o preconceito

Comunicado foi feito depois de protesto em frente à Reitoria, no campus de Florianópolis

A administração central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota de repúdio ao ato de racismo manifestado por um de seus estudantes de engenharia mecânica. No último dia 5, um aluno postou uma foto no grupo da UFSC na rede social Facebook que gerou revolta entre representantes dos cotistas da instituição e entidades de defesa das comunidades afrodescendentes do Estado.

A imagem mostra um homem negro, ajoelhado, oferecendo um cacho de banana para uma mulher _ fazendo alusão a um buquê de flor.

racismo-ufsc

Postagem que motivou a manifestação da manhã desta quarta-feira
Foto: Reprodução/Facebook

A publicação, que foi retirada instantes depois do ar, gerou uma mobilização que envolveu 10 entidades em Florianópolis que levaram 50 pessoas com cartazes para a porta da reitoria da UFSC. Os manifestantes chegaram a entrar no gabinete da reitora Roselane Neckel, buscando um diálogo. A representante da universidade recebeu parte do grupo por volta de 12h30min e prometeu medidas para um melhor acompanhamento aos cotistas da Universidade.

Leia abaixo a nota:

“A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem a público manifestar o seu repúdio ao racismo e a qualquer outra forma de preconceito. A Reitoria informa a comunidade de que os sites e grupos de redes sociais que utilizam o nome da instituição de forma irregular já estão sendo notificados pela Procuradoria Federal pelo uso indevido”

Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina

Nota de repúdio á imagem racista veiculada no Grupo UFSC

Você conhece? a Lei 10.639/2003

“Já falei 10.639 vezes: Racismo é crime” – Protesto contra o racismo na UFSC

 

Fonte: O Sol Diário

-+=
Sair da versão mobile