Início Artigos Exclusivos Guest Post Um Solo Para Solano – Espetáculo faz um mergulho na obra do...

Um Solo Para Solano – Espetáculo faz um mergulho na obra do poeta Solano Trindade

2016 já é um ano especial. Comemoro 15 anos de teatro e ganhei dos presentes: um foi viver o Grande Otelo no espetáculo Cine Atlântida, Uma Chanchada Musical com direção de Rubens Lima Jr .

por Carlos Maia enviado via Guest Post para o Portal Geledés

O outro se descortina agora: Personificar a poesia de Solano Trindade no espetáculo Um Solo Para Solano. A diretora, Beth Araujo, iria ela mesma dar vida ao espetáculo, mas após me conhecer, por ocasião das comemorações dos 200 anos do Bairro de Realengo, passou a missão para mim.

Ano passado fizemos duas apresentações: uma no CIEP Solano Trindade, que leva seu nome, em Realengo e ainda no mesmo bairro, nas comemorações dos seus dois séculos. Até hoje as crianças do Ciep me param na rua perguntando quando voltarei lá novamente com “mais teatro”.

É uma grande missão e responsabilidade agora viver uma temporada inteira com Solano Trindade. Além de interpretação também tem dança, canto e música em cena e estou sozinho no palco. Não é sempre que um ator tem essa oportunidade, sobretudo um ator negro.

Além de ator, também sou jornalista. Comecei as atividades artísticas na oficina de atores do CIDAN da atriz Zezé Motta em 2001. De lá pra cá já dirigi dois documentários, participei de um longa, Esse Amor Que Nos Consome, fui membro por quase dez anos da Companhia Rubens Barbot e em 2015 tive a honra de dividir o palco com Zezé Motta no espetáculo Paulo da Portela.

RELEASE

SOLANO TRINDADE. Poeta, folclorista, cineasta. Um ser humano de grande carisma e visão. Dizia sempre “que era necessário pesquisar nas fontes de origem e devolver ao povo em forma de arte”. Foi um dos criadores do Teatro Experimental do Negro que funcionou como núcleo ativo de conscientização dos negros, para lutar contra a discriminação.

O espetáculo assume o compromisso de abrir as cortinas da arte e apresentar a poesia de Solano Trindade, na interpretação do ator Carlos Maia, o Nego Maia do Brasil. Uma poesia carregada de sentimento, inconformismo, simplicidade e beleza. Emocionante. Forte. E como disse Drummond: “(…) versos de uma força natural e uma voz individual rica e ardente que se confunde com a voz coletiva” Fica a nossa homenagem a Solano Trindade em seu canto de resistência, onde o brilho do ébano evoca uma raça.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: UM SOLO PARA SOLANO

Baseado na obra poética de SOLANO TRINDADE

Interpretação: CARLOS MAIA

Direção/ Roteiro/ Produção: BETH ARAUJO

Figurino: BETH ARAUJO

Fotografia: CIDA SILVA

Duração: 50 minutos.

Faixa Etária – LIVRE

Realização: Cia. De Teatro Amandaba

LOCAL: TEATRO DO CENTRO CULTURAL M. LAURINDA SANTOS LOBO

Rua Monte Alegre, 306 – Santa Tereza – RJ

Tel. 2215-0618

Estréia: 03 de Junho – Sextas e Sábados – 19h

Ingresso: R$ 20,00

Meia: R$ 10,00

-+=