Uma festa em homenagem aos Bailes Black

Cultura, religião e arte sempre foram fundamentais para a resistência e a afirmação da identidade e da auto-estima do povo negro em todas as regiões da diáspora. No Brasil não foi diferente.

Por Douglas Belchior, do Negrobelchior

Tão importante quanto espaços religiosos, Bailes e Clubes Negros proliferaram pelo país no pós-abolição. Sempre em roda, a capoeira, o candomblé, o samba e o jongo, no compasso das cidades que cresciam, se apropriaram de novas formas e linguagens.

A partir dos anos 70 os bailes negros ganham fôlego novo por influência da Soul Music norte-americana. Surgem vozes. Ritmos se inovam. Por aqui Simonal, Tim Maia, Jorge Ben, Hildon, Cassiano; Lá fora, James Brown, Stevie Wonder, Michael Jackson e tantos outros.

Em São Paulo, as inesquecíveis equipes e produtoras de música negra invadem os anos 80 e 90: Zimbabwe, Chic Show, Black Mad, Projeto Dinamite, Os Carlos, Equipe Funk, a as memoráveis Casas de Shows como Projeto Radial, Blen Blen, Urbano, Brancaleone, Sarajevo, Class, Clube da Cidade, Sambarilove.

A Melanina Movie é uma homenagem e uma releitura do legado dessa história e desses espaços que nos proporcionaram, inclusive, o nascimento da cultura hip-hop e de nomes como Thayde, Dj Hum, Racionais e tantos outros. Abaixo posto um documentário lindíssimo sobre os bailes black dos idos de 70 e 80. Assista!

Dançar e refletir, sorrir e sonhar, sempre ao som do soul, do samba, do funk, do rap, da black music. E ser feliz sem distinção e sem preconceitos!

Para os que viveram e querem reviver. Para os que nunca perdem uma chance; para os que não conhecem, mas sentem vontade. Será um prazer!

E tudo isso no Jongo Reverendo, um terreiro cultural, urbano e contemporâneo, espaço de diversão e resistência na Vila Madalena, dedicado às expressões afro-brasileiras – na Rua Inácio Pereira da Rocha 170.

Discotecagem
André Pio (ex-DJ Sarajevo) e Douglas Belchior

Shows
Incorporando Hyldon – banda que toca sucessos de Hyldon, Cassiano, Tim Maia, entre outros.

Hever Alvz e o Sacigroove
afro world music

R$15,00 com nome na lista – envie email para: melaninamovie@gmail.com

R$25,00 na porta

Aniversariantes: VIP com VIP acompanhante +1 drink cortesia



-+=
Sair da versão mobile