UNIFEM e UNFPA apoiam inclusão de gênero no censo de 2010 no Uruguai

Fonte: Notícias do UNIFEM Brasil e Cone Sul

 

 

Montevidéu (Uruguai) – A Rodada dos Censos de 2010 será uma oportunidade para aperfeiçoamento das bases de coletas de dados refinados sobre as populações das Américas. No Uruguai, o UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) Brasil e Cone Sul e o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) estão colaborando para a inclusão da dimensão de gênero no censo nacional.

O incentivo se traduz na formação em gênero voltada aos recenseadores, elaboração de manual temático para consulta dos pesquisadores e revisão das perguntas formuladas sobre a questão de gênero. Essas ações são resultado do compromisso do governo uruguaio para o enfrentamento das desigualdades de gênero, tendo como marco a criação do INMUJERES (Instituto Nacional das Mulheres) e da Lei nº 18.104 de Promoção da Igualdade de Direitos e Oportunidades entre Homens e Mulheres.

Desde 2006, o UNIFEM Brasil e Cone Sul mantém parceria com o INMUJERES para a implementação do Plano Nacional de Igualdade de Oportunidades e Direitos. No Uruguai, UNIFEM Brasil e Cone Sul e UNFPA lideram o Projeto G – “Apoio às políticas públicas para a redução das iniqüidades de gênero e geracionais”.

A iniciativa visa o alcance do Terceiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: eliminar as disparidades de gênero nas oportunidades e condições de trabalho e nos níveis de decisão público e privado.

-+=
Sair da versão mobile