USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

Há opções de publicações em inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, além do português

FONTECatraca Livre
Vista aérea da Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, na Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros para download gratuito.

São obras das mais variadas temáticas de estudo, que abrangem áreas como saúde, engenharia, turismo, educação, entre outras. Além disso, ainda há as coleções temáticas.

Os livros podem ser baixados de forma muito simples e fácil, através da plataforma Portal de Livros Abertos da USP. Há opções de leitura em inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, além do português.

Como acessar aos livros gratuitos da USP

O acesso a todo o material gratuito, incluindo os livros, as publicações internacionais e os periódicos científicos da USP, podem ser feitos através de dois sites.

Portal de Livros Abertos da USP está disponível tanto para usuários da universidade como pessoas de fora.

Não é preciso fazer nenhum cadastro. Basta procurar a obra que deseja fazer o download e salvar o arquivo em PDF no seu computador, celular, tablet ou leitor de livros digitais.

Já o Portal de Revistas, também dá universidade, exige o cadastro de um login e senha. O processo dessa segunda plataforma, no entanto, é bem simples de ser feita.

Vale lembrar que a venda ou reprodução não autorizada de cada uma das obras disponibilizada pela USP é proibida. A universidade libera os materiais apenas para fins de pesquisa, conhecimento e estudo.

Outras publicações gratuitas

Além dos mais de 900 livros gratuitos, a USP ainda libera o acesso a 7.400 publicações de mais de 60 países, que também podem ser acessadas sem pagar nada.

São jornais e revistas sobre gastronomia, esporte, entretenimento e muito mais.

E para completar, a universidade também disponibiliza publicações científicas próprias. São 16 editorias acadêmicas e 42 selos editoriais.

-+=
Sair da versão mobile