Vice: desigualdades podem causar revolução na África do Sul

As enormes desigualdades entre ricos e pobres podem desencadear uma revolução na África do Sul, advertiu nesta quarta-feira o vice-presidente Kgalema Motlanthe, depois de mais de três semanas de greve na mina de Marikana (norte), onde 34 grevistas foram mortos a tiros pela polícia.

“O consumo de ostentação (…) em meio à miséria” pode reavivar o ressentimento contra os ricos. “É um ingrediente para uma revolução”, declarou Motlanthe a um grupo de jornalistas.

“Já estamos em uma situação insustentável, com 15 milhões de pessoas recebendo auxílio social” de uma população de 50 milhões, frisou Motlanthe, que pode se candidatar em dezembro contra o presidente Jacob Zuma durante o próximo congresso do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder.

A África do Sul foi cenário de violentas manifestações contra o desemprego e denunciando serviços públicos deficientes nas áreas mais pobres. Durante as últimas semanas, o país foi abalado pela violência na mina de platina de Marikana, que deixou 44 mortos, dos quais 34 grevistas mortos pela polícia.

 

 

Fonte: Terra

-+=
Sair da versão mobile