Violência racial contra nigerianos preocupa Senado

A Câmara dos Representantes da Nigéria exortou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, a apresentar as medidas tomadas para proteger os cidadãos nigerianos na Líbia.

Este pedido segue-se a uma moção apresentada pelo senador Abubakar Momoh sobre a guerra na Líbia e sobre a necessidade de evacuar os nigerianos ainda bloqueados naquele país do norte de África.

“Cerca de 200 nigerianos foram detidos e presos em celas subterrâneas e não têm acesso aos cuidados de saúde. Cabe-nos chamar a atenção do Governo sobre esta situação para que esses cidadãos possam ser retirados daquele país”, declarou o senador.

Acusados de serem mercenários ao serviço do então regime de Muamar Kadhafi, os negros originários da África Subsariana estão a ser massacrados na Líbia pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT),”apesar dos esforços diplomáticos da Nigéria”, revelou a imprensa local.

Citando o coordenador da comunidade nigeriana na Líbia, Daramola Siji, o jornal “The Nation” fala em 25 nigerianos detidos em Tripoli só na terça-feira. “Estamos sem notícias deles. Rezamos para que não sejam executados como os outros trabalhadores imigrantes negros”, declarou Siji.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 1.200 trabalhadores migrantes africanos estão bloqueados numa cidade no sul do deserto líbio à espera de repatriamento.

Fonte: Jornal da Angola

-+=
Sair da versão mobile