Você ainda não se inscreveu no Ìgbà? Ainda dá tempo.

Por: Arísia Barros

O Ìgbà- IV Seminário Afro-Alagoano: Igualdade Racial é Para Valer? tem inicio previsto para às 9 horas do dia 07 (quinta-feira), Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. Já no dia 08 de julho a programação inicia às 08 horas, com término às 16 horas.

O Ìgbà- IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer? surge como ferramenta contínua de comunicação, e busca a partir ato interreligioso, no alto da Serra da Barriga/Parque Memorial Quilombo dos Palmares/AL prestar homenagem a um dos maiores símbolos da luta contra o preconceito Abdias Nascimento,como também, despertar a consciência contemporânea sobre o conceito da igualdade baseado nas diferenças. Destacando pontos relevantes para o estabelecimento de ampla avaliação sobre a implementação de políticas públicas,visando a afirmação da população de pele preta ou parda , muitas vezes sancionadas, mas sem a devida implementação.

“A população negra brasileira e o simbolismo da palavra liberdade ou uma breve trajetória da luta emancipatória” é um dos temas a ser desenvolvido no IV Seminário, por Elisa Larkin Nascimento, doutora em psicologia pela USP e mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora-presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros,idealizadora e organizadora do curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O adido cultural de Angola José Carlos Lamartine é presença confirmada na programação.

O ato interreligioso contará com a presença de Elisa Larkin, esposa de Abdias e coordenadora do IPEAFRO, do presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo, Leonor Franco de Araújo, Secretaria de Promoção e Políticas da Igualdade Racial, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras, Rurais e Quilombolas, Patrícia Mourão, coordenadora do Instituto Magna Mater e representantes do governo de Pernambuco.

O Seminário também evidencia o dia 7 de julho como Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, instituído em 1978.

Organizado pelo Projeto Raízes de Áfricas em parceria com o IPEAFRO, prefeitura de União dos Palmares (Secretaria de Turismo), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado, da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Instituto Magna Mater,Escritório da Fundação Palmares, em Alagoas, Polícia Civil, Polícia Militar, Sindicato dos Jornalistas do estado de Alagoas e parcerias individuais de professoras da UNEAL e UFAL.Para inscrever-se é necessário solicitar inscrição para o e mail raizesdeafricas@gmail.com. A certificação é de 20 horas

Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201

Os custos com despesas de transporte até o município de União dos Palmares

 

Fonte: O Tempo

-+=
Sair da versão mobile