Websérie Bantus entrevista atriz angolana

FONTEPor Lau Francisco, enviado ao Portal Geledés
Edusa Chidecasse (Foto: Reprodução/ @tekniqa.studios)

A atriz e apresentadora de TV Edusa Chidecasse é a próxima entrevistada da série Bantus, coprodução Brasil-Angola-Colômbia, criada pela produtora de conteúdo MoodHunter. Com apresentação do ator angolano Adilson Garcia, Chidecasse dá um depoimento bastante sincero do que é ser uma atriz negra no continente Africano. Ela fala sobre a evasão de grandes talentos do país que acabam indo embora por falta de oportunidades. O episódio vai ao ar pelo canal Youtube da Mood Hunter –https://www.youtube.com/channel/UC_wk_aIGlDW4mwT9Ms2w6Aw – no próximo dia 25 de fevereiro de 2021, às 12h.

Edusa Chidecasse foi classificada como uma das 10 mulheres mais lindas da África. Angolana, ela é apresentadora do programa matinal A sua manhã, que vai ao ar pela TPA – Televisão Pública de Angola. Além de atriz também é empresária: lançou recentemente uma marca de acessórios femininos. Edusa foi pioneira ao ser a primeira atriz angolana a viver uma personagem homossexual em uma novela angolana na TV aberta. Vale lembrar que somente neste ano de 2021 o homossexualismo deixou de ser crime no Estado Angolano

A primeira temporada da série Bantus apresenta um total de 6 episódios a potência da produção artística africana contemporânea. Adilson Garcia conversa com artistas e personalidades de todo o continente africano na busca de descobrir qual é, e como é a África que eles querem mostrar para o mundo: a África hoje.

Bantus foi produzida com a colaboração de profissionais do audiovisual de três países diferentes, Brasil, Colômbia e Angola que são justamente os países onde a Mood Hunter está presente. Rafael Barioni (Mood Hunter Brasil) e Adilson Garcia (Mood Hunter Angola) idealizaram o conteúdo. Essa é a primeira produção original do Creative Studio, que produz conteúdo para diferentes players: Disney, Sony Pictures, Warner Media, Facebook, History Channel e NBCUniversal.

O que é Bantu

O Brasil foi o país que por mais tempo e em maior quantidade recebeu africanos escravizados. Até o final do século XVII, três quartos dos africanos que aqui chegavam para o trabalho escravo vinham da região Congo-Angola. Pertenciam ao chamado mundo Banto e a eles devemos muito do que somos e do que sabemos. Bantus é, portanto, uma palavra que busca aproximar povos irmãos, mas geograficamente separados

Programação dos episódios

EP 01 S01 – SÍLVIO NASCIMENTO – dia 4 de fevereiro

No primeiro episódio de Bantus, Adilson Garcia (Mood Hunter Angola), conversa com o premiado ator angolano, que vive há cinco anos em Portugal, é sucesso nas novelas de lá e conseguiu alcançar o mercado europeu apesar de não ter dupla nacionalidade. Sílvio Nascimento fala da importância de imprimir em cada trabalho a força de suas origens e da visão que os europeus têm sobre os africanos.

EP 02 S01 – TAYLOR JAYE – 11 de fevereiro

No segundo episodio Adilson Garcia conversa com a cantora, compositora e atriz Taylor Jaye e seu irmão, Chin Chilla. Eles falam do seu novo disco lançado no final de 2020 e também dão significado a palavras como Kapana, holu, Damara, Khoisan, elementos importantíssimos da cultura da Namíbia.

EP 03 S01 – ISALINA GONÇALVES – 18 de fevereiro

No terceiro episódio de Bantus a conversa é com a atriz Isalina Gonçalves, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional O Cubo de cinema independente de língua português de 2020. Isalina fala da experiência de ser uma atriz no mercado Angolano e conta das suas aspirações de chegar a Hollywood. O papo termina com o diretor do filme A Testemunha, Ngouabi Silva contando como um acidente quase encerrou as gravações do filme.

EP 04 S01 – EDUSA CHINDECASSE – 25 de fevereiro

A atriz Edusa Chidecasse dá um depoimento bastante sincero do que é ser uma atriz negra no continente Africano para Adilson Garcia (Mood Hunter Angola). Ela fala sobre a evasão de grandes talentos do país que acabam indo embora por falta de oportunidades e termina fazendo um chamamento: “Vamos juntos fazer com que a África seja vista de forma diferente”.

EP 05 S01 – JÉSSICA PITBULL – 4 de março

A divertidíssima Jéssica Pitbull tem um papo leve e apaixonado. A cantora angolana de Kuduro, fala do amor que ela tem pelo lugar de onde veio e de como a música pode dar sentido à vida dos jovens angolanos.
A Jéssica também vai nos apresentar uma porção de termos novos como Bife, Kabwenha e Funge. E acreditem, das três palavras ao lado, a única que não se refere a comida é “Bife”.

EP 06 S01 – IVAN ALEKXEI – 11 de março

Pra fechar a primeira temporada de Bantus, Adilson Garcia conversa com Ivan ALekxei, cantor romântico angolano que na sua calma quase monástica, fala sobre seu trabalho e sobre o papel do Semba como um anestésico para a dura vida cotidiana: “o Semba é a forma de viver com nossos problemas”.

Sobre os criadores

Adilson Garcia
Apresentador e Idealizador do Projeto.

Ator Desde 2005, Adilson Garcia começou na publicidade. Atuou em Produções Africanas de Ficção. Destaque para a série “A Equipa”, Novela “Encontros e Desencontros” e o Filme “Diário De Músico”. Como jornalista e apresentador, esteve à frente , na Tv Zimbo, dos Programas “Panorama” e “Repórter Zimbo” (Vencedor do prêmio Maboque 2014 De Jornalismo). Venceu o Prémio Jovem Conquista 2013 e apresentou na tv pública, o documentário “10 Anos De Paz”. Adilson fez parte, segundo o jornal O Mercado e a revista Rumo, do seleto grupo “Golden Generation 2019”. É fundador dos projetos Marcas e Comunicação e Marcas e Negócios, voltados para a gestão e o empreendedorismo.

Rafael Barioni
Diretor e idealizador do projeto.

É criador de três Séries de tv no Brasil: Cinelab Aprendiz (Syfy/ Universal Tv); Na Corrida (History Channel) e Missão Axn (Axn). Já dirigiu mais de 100 episódios de diferentes séries para televisão e campanhas premiadas para grandes marcas.
Foi premiado mais de 10 vezes no PROMAX BDA Awards.

Serviço

“Bantus” – série de entrevistas em 6 episódios apresentada entre os dias 4 de fevereiro a 11 de março de 2021 no canal Youtube da Mood Hunter, às 12h. A produção mostra a África na visão de artistas deste país.

https://moodhunter.com.br/ e @moodhunter

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile