A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a AgrupaçãoAfro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de JovensArgentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes.

Oevento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento dejovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nívelnacional.

Os jovens irão trabalhar na elaboração de propostas de políticas públicas decombate ao racismo e superação da desigualdade social dos/as afrodescendentes eafricanos; na implementação e monitoramento de ações afirmativas para osjovens; no combate ao sexismo, homo-lesbo-transfobia, xenofobia, intolerância religiosa; entre outras demandas. O momento marca ainda a inclusão da variávelétnico-racial no último censo populacional da Argentina, considerado como ummarco histórico.

Amanhã,o evento acontecerá na sede do Ministério da Educação da Nação, em Pizurno (935,salão Leopoldo Marechal) e contará com a presença do ministro da Educação,Alberto Sileoni; do interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação aXenofobia e o Racismo (Inadi), Pedro Mouratian; dentre outras autoridades, quesentarão a mesa de debates junto com Carlos Alvarez Nazareno, da AgrupaçãoXango; Jaqueline Santos Amigos, das Ilhas de Cabo Verde/ Jovens ArgentinosCaboverdianos; e Yael Bonga, do Movimento Afrocultural. Neste dia seráapresentada área de trabalho e objetivos do encontro.

Pelamanhã, haverá uma mesa debate com a temática “Recuperando e reconstruindo nossaidentidade afrodescendentes”. À tarde, os participantes participarão do debateque terá como eixo “Principais aspectos diagnósticos da situação em que vivemos jovens afrodescendentes na Argentina em relação com o emprego, educação,saúde, gênero, cultura, comunicação, e políticas públicas”.

Nosábado, o encontro acontecerá no Movimento Afrocultural, Defensa 535, onde asdiscussões serão em torno do eixo “direitos sexuais e direitos reprodutivos dosjovens afrodescendentes” e “A cultura como ferramenta de luta”.

Nodomingo, o encontro ocorrerá na Casa Patria Grande PresidenteNéstor Kirchner.As discussões serão em torno das estratégias de ação e realização de um painel queabordará “Do regional para o nacional, os jovens afrodescendentes no MercadoComum do Sul (Mercosul)”. No final do encontro serão lidas as conclusões geraisdo e será feita a entrega de certificado aos participantes seguido de apresentaçõesculturais.

O Encontro Nacional dos Jovens Afrodescendentes será transmitido via rádio econtará com exposições permanentes de arte visual, fotografia e vídeo.

Paramais informações sobre o Encontro, acesse: www.movimientoafrocultural.blogspot.com e www.agrupacionxango.blogspot.com.

 

-+=
Sair da versão mobile