África do Sul foi eleita membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Os novos membros foram eleitos para um mandato de dois anos que começa a 01 de Janeiro.


Nova Iorque- A África do Sul foi eleita, terça-feira (12), membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o biénio 2011-2012 .

Com a África do Sul foram também eleitas Alemanha e a India, que reclamam há muito tempo um assento permanente no seio do Conselho, assim como o Brasil, que faz igualmente campanha nesse sentido.

Os novos membros foram eleitos para um mandato de dois anos que começa a 01 de Janeiro. A África do Sul, India, Alemanha e Colômbia foram eleitas na primeira volta, enquanto Portugal apenas na terceira após a retirada do Canadá que esteve em dificuldades.

O ministro sul-africano dos Negócios estrangeiros Maite Nkoana-Mashabane realçou o facto da “maioria das questões na agenda do Conselho de Segurança estarem relacionadas aos desafios da paz e de segurança em África”.

O Conselho de Segurança, nos termos da Carta das Nações Unidas, tem a responsabilidade principal da manutenção da paz e da segurança internacionais. As suas decisões e resoluções são em princípio obrigatórias, e tomadas por uma maioria de pelo menos nove dos 15 membros, sem veto dos membros permanentes. As informações são da Angop.

Fonte: África 21

-+=
Sair da versão mobile