ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

 

Salvador (Brasil) – A Agência Afro Latina Euro Americana de Informação está disponibilizando o vídeo “ Ooô da Marujada” em seu canal Cine ALAI.

Trata-se de um video-documentário cultural produzido em agosto deste ano na cidade do recôncavo baiano, Saubara, como cobertura do I Encontro de Cheganças da Bahia, organizado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

“O vídeo é apenas uma mostra do que a organização pode fazer através do seu projeto ALAI House”, explica Ana Alakija, coordenadora dos projetos de informação da entidade, “que tem o objetivo de proporcionar a profissionais e estudantes a experiência com produção e edição de imgens, audios e vídeos afro-etnicamente centrados”.

“A ALAI é uma entidade de utilidade pública, então toda a sua produção é disponível para ser reproduzida por organizações do movimento social, através de seus canais de mídia e também por pessoas individualmente, interessadas na informação com esse foco”, diz Alakija, “respeitando os créditos de seus autores”.

 

 

O projeto é desenvolvido através de programas de cooperação envolvendo parcerias com entidades nacionais e estrangeiras. Através do projeto, a ALAI produziu e apoiou a produção de alguns vídeos que podem ser vistos e compartilhados através dos canais de comunicação TV ALAI, Cine ALAI e ALAI Video e também no canal  alaiONline youtube.

Vídeo Marujada – O video “ Ooô da Marujada” – lingua portuguesa, legendas em inglês – foi feito com equipamentos semi-profissionais, tem 20 minutos e cobre a realização do primeiro encontro de grupos de marujadas de diversas comunidades afro-descendentes da Bahia.

O evento teve o objetivo de criar um ambiente de encontro entre mestres e mestras dessa manifestação que rememora as grandes navegações marítimas para se conhecerem e trocarem experiências de seus saberes.

Como também discutir e referendar o encaminhamento coletivo do pedido de reconhecimento das Cheganças (chegadas de marujos) como patrimônio cultural da Bahia e nacional.

 

Fonte: Alai Online

 

 

 

-+=
Sair da versão mobile