Alunos do 6º ao 9º vão simular tribunal do júri em casos de preconceito

iStockphoto.com

Alunos da escola Coopec vão simular um tribunal do júri hoje e amanhã. Acompanhados pelo advogado convidado Antônio Alberto Cristofalo e o juiz Antônio Cristofalo. vão criar situações cotidianas de preconceito e realizar a simulação do julgamento. O “Júri Simulado: Questões sobre Preconceito” demonstrar as consequências de cada ato e ao mesmo tempo conscientizar os estudantes.

Do Diário Web

iStockphoto.com

Casos de preconceito
“O Júri Simulado é uma boa oportunidade de fazer com que os alunos reflitam sobre as questões do preconceito e entendam melhor as leis que envolvem o assunto”, afirma Marinês Saraiva, psicopedagoga da Coopec e organizadora do evento. Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2 e da 1ª a 3ª série do ensino médio vão participar. Ações preconceituosas serão encenadas e julgadas em um tribunal fictício, no qual réu e advogados de defesa e de acusação serão interpretados pelas próprias turmas.

Para Moema Saes, diretora pedagógica da Coopec, as instituições de ensino têm a função de educar seus alunos para as questões de igualdade. “Situações de preconceito podem surgir dentro e fora da escola, e as crianças precisam saber lidar com elas e também estar cientes das consequências de um ato preconceituoso”, explica Moema. “Falar sobre discriminação é uma maneira de atuar na formação de juízo de valor dos jovens e estimular o respeito entre as pessoas”.

 

 

 

-+=
Sair da versão mobile