Americano com HIV é acusado de infectar outros homens nos EUA

Ex-namorado denunciou que suspeito se gabava do feito em mensagens.
Vítima disse ter se relacionado com Thomas Guerra sem saber da doença.

Do G1

Thomas Guerra, de 29 anos, é acusado de expor outros homens ao vírus HIV deliberadamente nos EUA (Foto: Reprodução/Google Plus/Ashton Chavez)

Um homem que é HIV positivo foi acusado de ter infectado intencionalmente mais de 20 outros homens com o vírus em San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo a emissora CBS News 8, uma das vítimas disse que Thomas Guerra, de 29 anos, teve um relacionamento com ele durante um ano sem contar que era portador do vírus. Ele fez a descoberta ao ver mensagens no celular de seu então namorado.

O homem disse que denunciou o caso para alertar outras pessoas sobre as ações do acusado, que também usa o nome de Ashton Chavez.

“Havia centenas, se não milhares de mensagens nas quais ele fala sobre ter infectado intencionalmente outras pessoas com HIV”, disse a vítima. “Mensagens nas quais ele diz que é negativo às pessoas e outras nas quais ele se gaba de tê-las enganado. É cruel. Não sei como alguém pode tratar outro indivíduo assim.”

A vítima, que não se identificou disse que tinha um relacionamento estável com Guerra, e que já havia passado vários feriados com a família do suspeito.

“Sua arma é usar seu corpo para infectar as pessoas. Não sei porque ele está fazendo isso. Ele está mudando as vidas dessas pessoas para sempre, e elas não têm ideia do que está acontecendo com elas”, disse o homem.

Guerra foi formalmente acusado pela promotoria de San Diego por expor outra pessoa ao HIV, uma contravenção que pode ser punido com no máximo seis meses de prisão. Ele negou as acusações no caso.

Ele participará de uma nova audiência na próxima semana, na qual as mensagens de texto serão incluídas no processo. A promotoria espera pode acusa-lo de um crime, que pode ser punido com até 8 anos de prisão.

 

+ sobre o tema

Taxistas participam de curso sobre direitos da comunidade LGBT no Pará

Entidades que defendem os direitos humanos promovem o curso...

Justiça racial: sociedade e Estado em prol da igualdade

Por muito tempo, discriminação foi tema ignorado por Marcia Lima...

‘Partidos precisam ouvir movimentos sociais’, diz filósofa Djamila Ribeiro; leia entrevista

Mestre em filosofia faz palestra gratuita em Brasília nesta...

De Moonlight e da solidão do homem escuro

Dos silêncios que gritam e das lágrimas que não...

para lembrar

Fragmentos da luta pela maternidade voluntária no Brasil

Confortada pela vitória do mérito da Arguição de Descumprimento...

“O estuprador é você”, a catarse das meninas chilenas

Sem liderança centralizada, porém com pautas políticas evidentes, centenas...

‘Alisa não, mãe!’: Este projeto quer valorizar a beleza negra desde a infância

Bonecas de cabelo liso, princesas Disney de cabelo liso,...
spot_imgspot_img

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...

Mulheres negras de março a março

Todo dia 8 de março recebemos muitas mensagens de feliz dia da Mulher. Quando explicamos que essa não é uma data lúdica e sim de luta...
-+=