Aprovado projeto que restringe revista íntima em presídios de SP

Aprovado projeto que restringe revista íntima em presídios de SP

Luiz Fernando Toledo

Em lugar de procedimentos invasivos, deverá ser feita a revista mecânica, com scanner corporal, detectores de metais e raios x

SÃO PAULO – Um projeto de lei que restringe revistas íntimas em presídios do Estado foi aprovado nesta quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa de São Paulo. De autoria do deputado José Bittencourt (PSD), o PL 797 / 2013 não acaba com a revista, mas encerra os procedimentos de obrigar o visitante a despir-se, agachar, dar saltos ou ainda submeter-se a exames clínicos invasivos.

Em vez disto, deverá ser feita a revista mecânica, com scanner corporal, detectores de metais, aparelhos de raio X ou outras tecnologias “que preservem a integridade física, psicológica e moral do visitante”, diz o texto aprovado. Gestantes e pessoas portadoras de marca-passo não passarão nem pela revista mecânica. O projeto segue para aprovação do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O argumento principal é respaldado na defesa à dignidade humana. “É preciso lembrar que a pessoa do condenado jamais perderá sua condição humana e, portanto, será sempre merecedora de respeito em seus direitos e garantias fundamentais”, diz o texto do PL. Bittencourt ressaltou ainda que a revista íntima fere o Estatuto da Criança e do Adolescente, usando como base uma reportagem que aponta que crianças são obrigadas a participar do procedimento junto ao adulto que deseja fazer a visita.

O projeto aprovado também ressalta que as atuais tecnologias são capazes de identificar armas, explosivos e drogas, o que invalidaria a necessidade dos procedimentos atuais de verificação dos visitantes.

Fonte: O  Estadão

 

-+=
Sair da versão mobile