Assessora trans coloca preconceito no chão e faz história na Assembleia Legislativa de Pernambuco

É a primeira contratação na história da Casa de uma mulher trans. Servidora vai atuar na assessoria da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe

por Marcela Balbino no JC Online

Fundada há 181 anos sob forte influência da Igreja Católica, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) só agora, no último 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) – deu um passo histórico ao admitir a primeira mulher trans ao quadro de servidores da Casa Joaquim Nabuco.

Em um ano marcado por episódios de intolerância e conservadorismo nas esferas legislativas, como o projeto de lei na Alepe que pretendia proibir qualquer debate sobre identidade de gênero e diversidade sexual nas escolas públicas, o ingresso de Fabianna Mello Oliveira, 36 anos, à assessoria da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Casa ganha notoriedade por causa da carga política. Não há maneira melhor de defender os direitos de determinados grupo sociais do que dar voz a quem faz parte deles. E Fabianna sabe bem da importância que o cargo representa tanto para ela quanto para o segmento em que milita.

Membro da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), ela trabalhou por 2 anos no Centro Estadual de Combate à Homofobia, ligado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco. Nesse período, ela viveu histórias, ouviu lamentos e conheceu a face dura daqueles que querem, apenas, respeito. Agora, a meta é aproveitar o espaço no Legislativo para dar vez e voz à luta LGBTI.

[quote font=”helvetica” font_size=”37″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#0000000″ bcolor=”#” arrow=”yes”]“Falar de Direitos Humanos é falar da minha vida, porque todos os direitos me são negado a todo o momento, a toda hora. Acho engraçado porque a gente tem uma visibilidade invisível. É um paradoxo, porque a visibilidade vem com matérias nos jornais e registros, mas se é invisível nos direitos. Eu não tenho direito à empregabilidade, por exemplo”, expôs. “Quantas vezes você andou por aí e viu uma pessoa trans trabalhando? É um direito que nos é negado pelo simples fato de ser quem somos. Só por ser transexual ou travesti”, desabafou.[/quote]
fabianna-melloFabianna será responsável por analisar e pensar em projetos na área de Direitos Humanos. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Após a intolerância dos colegas a afastar da bancas da faculdade quando ainda estava na fase de transição, Fabianna retomou a graduação e voltou a estudar Psicologia. Fluente em dois idiomas e com passagem por instituições de ensino da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ela conta que teve dificuldade para arrumar trabalho no retorno ao Brasil. Mais uma vez, o preconceito montou a muralha da segregação.

No retorno ao Recife, conseguiu dar aulas de inglês num curso particular, mas os pais dos alunos pediram a sua saída para “não influenciar as crianças”. “Quando acontece isso é uma morte social”, cravou. “Então, infelizmente, é por isso que a gente precisa rotular, porque serve de representatividade para outras meninas”, explicou, ressaltando a importância da representatividade nas esferas de poder.

Com as portas fechadas, ela conta que não encontrou outro caminho a não ser a prostituição – sina traçada para maioria das mulheres trans. Para Fabianna, não há problema em falar do passado. O desafio é olhar para o futuro e lutar para que “meninas” como ela não sejam obrigadas a enfrentar os mesmos atropelos.

“Quero que elas tenham outra oportunidade”, afirmou. Fabianna trabalhava nas ruas de São Paulo e sentiu no corpo a força da repressão policial às travestis e trans. “A ordem deles era dizer a Rota para pegar a gente e bater”, contou. “É um risco que você corre até hoje. É muito doloroso. Se luto hoje é por mim e por aquelas que virão, que elas tenham opção de continuar estudando e terem outras alternativas”, contou. Ao longo da entrevista, ela fez questão de pontuar que não busca privilégios, mas oportunidades.

PROJETOS – Tão desafiador quanto integrar a comissão será a luta que terá que travar no Legislativo. É, justamente, neste colegiado onde acontecem debates intensos sobre questões de gênero. Lá também são dadas mostras de intolerância e homofobia.

A comissão é presidida pelo deputado estadual Edilson Silva (PSOL), responsável pela contratação de Fabianna, mas a bancada evangélica da Alepe também está em peso no colegiado. O convite para trabalhar na assessoria veio do assessor da comissão de cidadania, Rafael Vasconcelos e de Edilson Silva.

“Ela tem potencial, militância e diálogo com o segmento. Não podíamos perder o potencial, então conversei com a chefia para propor esse convite e imediatamente foi acatado”, contou Rafael.

Edilson explica que Fabianna ocupa o posto por sua competência e militância na área. “É para nos auxiliar profissionalmente, mas também para emprestar o olhar da mulher trans nas diversas pautas que temos travado aqui na Casa. Temos que enfrentar um debate que trata da questão de gênero, seja no ambiente escolar, no transporte público, na utilização de banheiros”, afirmou.

Quanto as propostas em mente, Fabianna destacou algumas ideias sobre monitoramento do sistema prisional direcionado para o público LGBTI. A intenção é fazer um relatório sobre o panorama penitenciário. Também há propostas para combater projetos de lei de cunho transfóbico, como o que propõe segregações de banheiros públicos de acordo com o sexo biológico, desconsiderando a questão do gênero.

+ sobre o tema

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Trailer de “Tangerine”, filme estrelado por atrizes trans e gravado inteiro no iPhone

Filmado inteiramente com iPhones 5S, Tangerine  é o queridinho...

“Torturei minha garotinha durante anos”, diz mãe sobre aceitação de filho transgênero

Quando criança, a cada vez que José Bernardo trocava...

A invisibilidade das pessoas transgêneros no Brasil

São quase duas horas da tarde de uma terça-feira...
spot_imgspot_img

Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

O Brasil registrou 184 assassinatos de pessoas transgênero em 2020, segundo dossiê divulgado pela Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra) nesta sexta-feira, 29...

“Não sou menino”: Charlize Theron revela que sua filha de 7 anos é transgênero

Como afirmou a vencedora do Oscar, sua filha Jackson lhe confessou com apenas 3 anos que não se identificava com o gênero masculino. Do El...

Criador de “Glee” anuncia série com o maior elenco de pessoas trans da história da TV

Ryan Murphy, de Glee e American Horror History, já iniciou as gravações de sua próxima série, “Pose”, que terá cinco atores e atrizes trans...
-+=