Caderno I – Mulher Negra e Saúde

Data: 1991

Este é o primeiro de uma série de Cadernos Geledés.

Mulher Negra e Saúde pretende apresentar a linha do Programa de Saúde de Geledés – Instituto da Mulher Negra, desenvolvendo alguns temas que o Programa se propõe a trabalhar.

Como um primeiro filho muito desejado, ele foi idealizado e gestado com afeto e fantasia; é fruto de um sonho coletivo que se tornou realidade.

É a primeira publicação editada no Brasil dedicada inteiramente às questões de saúde da mulher negra.
Com esta publicação pretendemos colaborar para a reflexão e organização das mulheres negras em torno da sua própria saúde.
Ao mesmo tempo nos dirigimos também aos trabalhadores do Setor Saúde, na expectativa de sensibilizá-los para a compreensão das diferenças raciais da população que atendem no seu cotidiano, bem como aos técnicos e autoridades responsáveis pelo planejamento das ações do Sistema Público de Saúde.

Trata-se de uma primeira tentativa de sistematizar o nosso entendimento do que deve ser um programa de saúde voltado para as mulheres negras.

Partimos da discussão dos poucos dados existentes a respeito dos diferenciais de saúde das mulheres negras, definimos as atividades que entendemos devam ser desenvolvidas pela nossa Entidade na área da Saúde, falamos de nossas dores e segredos, abrimos o debate sobre questões candentes como a AIDS e o aborto.

Enfim, este caderno representa momentos de um percurso difícil que vimos construindo coletivamente para dar visibilidade e estabelecer a legitimidade de um conhecimento que recorte a especificidade do ser mulher e do ser negro na área da saúde.

A Coordenação

Compartilhar

Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.