EM AGOSTO DE 2024, organizações da sociedade civil brasileira
que atuam com justiça climática participaram do Treinamento Ford, com Iradj Eghrari, como preparação estratégica para a COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro de 2024.
O encontro reuniu lideranças de diferentes áreas para aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de negociação internacional, as agendas prioritárias para o Brasil e os países do Sul Global, e as estratégias de incidência política no espaço multilateral da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
O treinamento foi pensado especialmente para organizações com a pretensão de participar da COP29 e buscou fortalecer o repertório de intervenção qualificada dessas entidades nos debates e processos decisórios que impactam diretamente territórios e populações vulnerabilizadas.
Ao longo dos módulos, discutiram-se temas centrais como financiamento climático; adaptação e mitigação; comércio de créditos de carbono; invisibilização da população afrodescendente nas negociações; o papel da diplomacia brasileira; e a importância de inserir raça e combate ao racismo como pautas estruturantes nas agendas climáticas internacionais.
Esta cartilha reúne trechos das falas e reflexões compartilhadas durante o treinamento, preservando a diversidade de perspectivas e a riqueza das contribuições trazidas pelas pessoas participantes. O objetivo é oferecer um registro que possa servir como referência para outras organizações, redes e coletivos que atuam na intersecção entre justiça climática, direitos humanos e equidade racial, contribuindo para a construção de uma participação cada vez mais forte, estratégica e representativa nos espaços internacionais de negociação climática.
Vale destacar que o treinamento foi dividido em módulos, que apresentaremos a seguir. Ao final da cartilha trazemos um relato sobre eventos paralelos realizados pelas organizações participantes do treinamento e dois artigos assinados por Mariana Belmont e Natália Neris que trazem reflexões sobre os resultados da COP29.
Compartilhar